11/09/2020 8:16 pm

Reunião Técnica fortalecerá Pacto pela Aprendizagem com foco na alfabetização em municípios

Com o intuito de discutir a Agenda do Pacto Pela Aprendizagem, com foco na alfabetização, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e parceiros, promoverá uma Reunião Técnica, na próxima segunda-feira (14). O encontro ocorrerá às 10h, no canal YouTube da Seduc Maranhão e reunirá secretários municipais de Educação, gestores escolares e professores da Educação Infantil 2 e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de todo o Maranhão.

A Reunião Técnica terá a participação do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; do chefe de Educação do Unicef no Brasil, Ítalo Dutra; da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e dos parceiros: Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Fundação Vale, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef/Brasil), Instituto Natura e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem é uma iniciativa do Governo do Estado, instituído em 2019 no âmbito da Política Educacional Escola Digna. Reforça a colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e as Secretarias Municipais de Educação, fortalecendo o regime de colaboração por meio do desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores e a concretização das metas dos Planos de Educação, especialmente da alfabetização e aprendizagem na idade certa de todas as crianças do Maranhão.

“O Programa Escola Digna, que é a macropolítica de educação do Governo, tem, entre seus eixos, o regime de colaboração com ações de construção de escolas de alvenaria equipadas em substituição às estruturas inadequadas nos municípios; assessoria técnico-pedagógica às secretarias; apoio ao transporte escolar; dentre outras ações de apoio e suporte às redes municipais de ensino. E, nesse sentido, o governo Flávio Dino instituiu o Pacto pela Aprendizagem com adesão de 215 municípios, para que, junto com o Estado e parceiros, sejam efetivadas ações para garantir qualidade de educação a todas as crianças maranhenses”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“O Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem no Maranhão é um grande avanço para a educação no estado e também no país. Estamos incentivando cada vez mais a alfabetização na idade certa, isto é, até os 7 anos de idade. Atualmente, mais de 54% das crianças com 8 anos de idade não sabem ler adequadamente. E a implementação deste pacto pela educação, em regime de colaboração entre o Estado do Maranhão e seus municípios, é mais uma chance de transformar em um novo cenário a alfabetização no país”, afirma o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad.

“O regime de colaboração entre os entes federados é, indiscutivelmente, uma oportunidade, um caminho, para o alcance dos resultados positivos na oferta de uma educação de qualidade, por isso a responsabilidade do Estado do Maranhão em definir políticas públicas convergentes, capazes de superar as disparidades do sistema de ensino maranhense, inclusive, para o enfrentamento das diferenças entre os índices de alfabetização e aprendizagem entres as redes de ensino. “A colaboração entre Estados e municípios é um passo importante para a melhora na alfabetização e, consequentemente, para o futuro de milhares de crianças. É sempre gratificante ver os Estados se envolvendo nessa questão também”, diz Daniela Calderinha, diretora de projetos da Fundação Lemann.

“A Fundação Vale acredita que parcerias sólidas entre entidades públicas, privadas e do terceiro setor são essenciais para o desenvolvimento social. No Maranhão e em outros cinco estados brasileiros, atuamos em conjunto com governos e parceiros em projetos de educação, saúde, geração de renda e empreendedorismo de mulheres. Essa parceria, que visa assegurar o direito à aprendizagem de crianças na idade adequada, fortalece a nossa atuação e compromisso com o desenvolvimento do Maranhão”, destacou Hugo Barreto, diretor presidente da Fundação Vale e diretor de Sustentabilidade & Investimento Social – Vale S.A.

PARCEIROS

Associação Bem Comum

A Associação Bem Comum é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída sob a forma de associação civil, de caráter educacional, que tem como objetivo, dentre outros, contribuir para elaborar e/ou executar políticas públicas em áreas que promovam o desenvolvimento humano integral nos aspectos da educação. A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração – PARC, instituída em 2019 pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Natura, tem como propósito apoiar governos estaduais na implementação de programas efetivos de regime de colaboração com seus municípios, visando a melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças. Saiba mais em https://www.bemcomum.org.br/

Instituto Natura

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas a alfabetização e ensino médio, e realiza iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas consultoras de beleza da Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 20 estados, com iniciativas que envolvem mais de um 1,1 milhão de crianças e jovens por ano. Saiba mais em https://www.institutonatura.org/

Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. A empresa realiza projetos ao lado de professores, gestores escolares, Secretarias de Educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiam centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em fundacaolemann.org.br.

Fundação Vale

A Fundação Vale desenvolve e apoia, há mais de cinco décadas, iniciativas que buscam melhorar o acesso da população aos seus direitos essenciais, buscando contribuir para a construção de um presente e um futuro mais sustentáveis. A Fundação acredita que, para ampliar alcance e resultados, é preciso fazer juntos. Por isso, sua atuação se dá sempre de forma colaborativa com governos, empresas e sociedade civil, que constituem uma rede capaz de materializar objetivos e propósitos comuns nos territórios onde a Vale está presente. Saiba mais em www.fundacaovale.org

Fonte: Seduc
11/09/2020

Publicações

 

Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC

Contato

Fones:
(98) 3194-7700

E-mail:

gabinete@educacao.ma.gov.br
ascom@educacao.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 2800166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI