24/06/2017 2:07 pm

Revitalização do C.E. João Mohana, em Peritoró, enche de orgulho professores e alunos

Centro de Ensino João Mohana

“Minha vida é essa escola. Fui aluno daqui, hoje sou profissional e o meu sonho era ver ela da forma como está. Há 10 anos quando vim ser professor aqui, ela era diferente. Hoje é meu maior orgulho dizer que sou professor da casa, pois realmente dá prazer falar que se é profissional da escola na situação em que ela está: linda e maravilhosa, pra mim ela está perfeita”, o depoimento foi dado pelo professor de língua portuguesa, João Veras, de 51 anos, após a entrega do C.E. João Mohana, em Peritoró, na última sexta-feira (23).

A escola da rede estadual foi revitalizada por meio do Programa Escola Digna e beneficiará 680 alunos matriculados no Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento do centro. Com investimentos na ordem de R$ 284 mil, a escola recebeu revisão completa de sua cobertura, colocação de forro, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pintura, troca de piso e recuperação de revestimento.

Gestor geral do Centro de Ensino João Mohana, Neto Cazuza

Além disso, foram realizados serviços de drenagem em toda a área da escola, que sofria com constantes alagamentos durante o período chuvoso. “Quase 8 anos que não era executado nenhum serviço. No passado tínhamos aulas com 3 lâmpadas, carteiras quebradas. Quando chovia, os alunos das turmas da parte baixa da escola, assistiam aula no pátio porque alagava as salas. Hoje ela está sendo entregue para a comunidade bonita, realmente uma escola digna. Estou muito feliz e agradeço ao governo do Maranhão por isso”, declarou o gestor geral do Centro de Ensino, Neto Cazuza.

Todas as sete salas de aulas receberam carteiras novas, quadros e ventiladores, que mudaram a realidade e agradaram os alunos, como Marcos Oziel, de 16 anos, que faz o 3° ano na escola. “As cadeiras eram sem braço, chão sujo, parede pichada, teto caindo, ventiladores quebrados. Muitos alunos reclamavam de dores porque as cadeiras estavam quebradas. Agora está top demais, cadeiras boas e vai depender de nós alunos manter ela assim top linha”, afirmou sorrindo o estudante.

Estudante Paulo Henrique acompanhado do secretário Felipe Camarão

“A estrutura está agradável, um ambiente digno que dá um ânimo para a gente vim pra escola, pois antes tínhamos um desânimo só em pensar vim pra uma escola que não tinha água, banheiro. Agora é uma escola digna”, disse o estudante Paulo Henrique, do 2° ano.

“É muito gratificante trabalhar com um programa que tem mudado dia após dia a realidade de milhares de estudantes em todo o Maranhão. Escolas esquecidas, que nunca foram enxergadas, hoje recebem atenção e estão sendo transformadas em ambientes acolhedores de pessoas  e sonhos. Por isso o governador Flávio Dino  e é chamado, por onde vai, de governador da educação, por executar o maior programa de investimento na educação da história do Maranhão”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Fardamento escolar

02154_caravana_governo_de_todos_peritoro_35_2759448577941166268

O secretário Felipe Camarão com o novo fardamento em mãos

Durante a inauguração da escola, o Governo do Maranhão entregou, também, 2.138 informes escolar para estudantes de quatro escolas do município de Peritoró. Somente neste fim de semana, foram distribuídos cerca de 20 mil fardamentos para estudantes de escolas da rede pública estadual de 10 municípios maranhenses.