31/08/2016 9:30 pm

São José dos Basílios é contemplado com reconstrução do “Escola Digna”

Foto 1-São Jose dos Basilios

Escola foi completamente reformada com ampliações e novos ambientes, como bibliotecas

Nesta quarta-feira (31), o Centro de Ensino Darcy Vargas, localizado em São José dos Basílios, foi reinaugurado pelo Governo do Maranhão e entregue à comunidade escolar do município. O prédio atende 272 estudantes e foi um dos contemplados pelo programa “Escola Digna”.

Na unidade escolar foram investidos R$ 601.402,33 para recuperação de estruturas como paredes, pisos, telhados, salas de aula, além da ampliação e criação de novos espaços, como destacou a gestora da unidade Tani Barbosa Pereira Costa.

“Hoje a gente está recebendo a nossa escola oficialmente. Passou por uma reforma excelente. Teve algumas ampliações. Ganhamos bibliotecas e banheiro para funcionários que não tínhamos”, informou.

Para a professora, a reconstrução marca um novo período na história da unidade de ensino. “Olhando o antes e depois, a gente pode dizer que hoje a gente tem uma escola digna. Temos uma escola de qualidade. A gente tem visto depoimento de ex-alunos dizendo que querem voltar, meninos da escola particular comentando que não tem essa estrutura na escola deles. Por isso queremos agradecer ao governador, que nos ouviu, atendeu ao nosso pedido de socorro e hoje entrega essa escola”, declarou.

O estudante Felipe Alves, do 3° ano do Ensino Médio, também destacou como a reforma vai influenciar em sua relação com a escola. “Quero agradecer ao governo porque essa reforma vai trazer um benefício para a gente. Agora a gente vai poder aprender melhor num ambiente melhor, com um bom clima, graças ao ar – condicionado que foi instalado”, falou o aluno.

Apenas entre essa terça-feira (30) e quarta-feira (31), cinco escolas reconstruídas pelo Governo do Maranhão foram entregues. Além de São José dos Basílios foram entregues escolas em Chapadinha, Peritoró, Zé Doca e Caxias.

Até o fim desta primeira fase do programa ‘Escola Digna’ serão reconstruídos e reformados mais de 60 Centros de Ensino, em 39 municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos na ordem de R$ 90 milhões irão beneficiar diretamente mais de 40 mil estudantes, além de professores e funcionários das unidades escolares. Além das reformas, 300 escolas já passaram por manutenção em todas as regiões do estado.

Fonte: Secap
Texto: Izabella Silveira