25/11/2022 4:53 pm

São Luís é palco da reunião do Fórum de Conselhos Estaduais de Educação – Região Nordeste

Na manhã desta quinta-feira (24), a cidade de São Luís recebeu a reunião do Fórum de Conselheiros Estaduais de Educação (Foncede) – Região Nordeste, para discutir os desafios e perspectivas atuais no contexto da educação na região nordestina. O evento está sendo realizado, pela primeira vez, no Maranhão, e tem como objetivo promover e articular o intercâmbio entre os Conselhos de Educação da Região. A reunião segue até hoje (25), na Escola de Governo do Maranhão.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, participou da abertura do evento e destacou a importância da reunião, para unir forças e proporcionar uma educação que valorize os estudantes da região nordeste e de todas as regiões do país.

“Com muita satisfação, o Maranhão sedia a reunião ordinária, uma plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação da Região Nordeste. O evento tem grande importância porque integra a região, amplia o diálogo sobre a educação de forma propositiva, para que cada vez mais as desigualdades regionais sejam reduzidas e a educação avance com a qualidade social necessária”, ressaltou a secretária.

A Secretária de Educação disse ainda que a realização do evento na capital maranhense mostra que o Governo do Estado pensa no avanço da educação, como fator importante de transformação social para todos os brasileiros. Esse é o compromisso do Governo Carlos Brandão, não apenas com o Maranhão, mas poder contribuir em nível regional, para que todos juntos possam avançar e proporcionar uma educação com equidade”, expressou.

Na abertura do evento, aconteceram diversas atrações culturais como a apresentação de integrantes do Grupo Lamparina, que executaram o Hinos Nacional e do Maranhão, e também entoaram canções de Bumba-meu-boi e prestaram homenagearam ao artista maranhense João do Vale. Em seguida, houve apresentação da Literatura de Cordel, teatralizada e interpretada pelo do cordelista Moizés Nobre, acompanhado pelo músico Pedro Nobre.

A programação contou com palestras, mesa de diálogo, painel e outras atividades, que abordaram, além dos desafios e perspectivas atuais dos conselhos, também trouxeram experiências e vivências, para ajudar a construir um projeto de educação emancipadora articulado, ao desenvolvimento do nordeste.

Criado em 15 de outubro de 1989, com atuação em todo território nacional, o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação é composto pelos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal, constituindo-se enquanto entidade civil sem fins lucrativos.

A Seção Regional do FONCEDE Nordeste é presidida pela Vice-Presidente Regional, a Conselheira Soraia Raquel Alves da Silva, presidente do Conselho Estadual do Maranhão, e é composto pelos 9 estados do Nordeste (Maranhão, Ceará, Bahia, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe).

“É muito relevante receber representantes de outros estados aqui no Maranhão, reconhecendo a nossa cultura, tendo momento cada vez mais de socialização de ideias, de trabalho coletivo, de pensar e refletir coletivamente, considerando sempre como foco a educação”, emitiu a presidente do CEE-MA, Soraia Raquel.

O presidente do FONCEDE, Ricardo Tonassi Souto, considerou importante o diálogo com os conselheiros de educação, para mitigar as desigualdades regionais. “A reunião é importante para integração dos estados. É fundamental que os estados do nordeste e de todo o país conversem sobre educação. As disparidades regionais podem ser diminuídas com novos exemplos, com perspectivas de trabalhos e práticas que vêm dando certo. Então, é fundamental dialogar”, proferiu.

A Reunião do CONCEDE também contou com a participação da diretora da Escola Superior do Ministério Público, Karla Adriana Holanda Farias Vieira; Emerson Araújo, coordenador da UNCME-MA, conselheiros e representantes de educação do Maranhão, e de outras Regiões do Nordeste, além de conselheiros dos estados de Mato Grosso, do Rio de Janeiro e Amapá.

Mais fotos:

Fotos: Aretha Ramos