28/03/2018 3:14 pm

Saúde e Educação debatem estratégias para prevenção de doenças e promoção da saúde

unnamed

Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Maria das Graças Lírio Leite

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram, nesta terça-feira (27), a I Reunião Estadual de Articulação e Integração nas Ações de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde, no Convento das Mercês. O evento contou com a presença dos 18 gestores das Unidades Regionais da Saúde e dos 19 gestores das Unidades Regionais da Educação do estado.

Para a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Maria das Graças Lírio Leite, a integração é essencial para o fortalecimento de ações importantes para a prevenção de inúmeras doenças. “Nós temos várias ações, dentre elas ações de educação em saúde e campanhas de prevenção. Com a participação da educação fica tudo mais fácil e aumentam as possibilidades de êxito nas estratégias definidas, porque alcança uma população importante que é a de estudantes”, afirmou Graça Lírio.

A secretária adjunta de Gestão das Regionais de Educação, Rosyjane Paula Farias Pinto, disse que esta é a oportunidade de alinhar as ações com a saúde, com a presença de técnicos e gestores visando um ambiente escolar mais saudável. Todas as orientações têm o foco em doenças endêmicas. “Esse é um momento importante para engrandecer ainda mais as políticas tanto da Saúde quanto da Educação, tendo em vista as políticas preventivas, que é o que a gente considera mais importante. Todo esse direcionamento e orientações vão servir para que tenhamos jovens saudáveis em nossas escolas”, afirmou a secretária.

Gestor da Unidade Regional de Educação de Balsas, Flávio Damasceno

O gestor da Unidade Regional de Educação de Balsas, Flávio Damasceno, esteve presente e atento para levar as orientações aos 14 municípios jurisdicionados à sua regional. “Esse momento é muito importante e devemos usar a educação como vetor e propagador das políticas de mobilização. Com uma parceria com a secretaria de Saúde, vamos nos orientar, divulgar e nos engajar para a proteção da saúde dos nossos alunos”, ressaltou o gestor.

O superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz, apresentou os riscos sanitários no ambiente escolar e destacou o foco das ações em práticas preventivas visando preparar a população a evitar os agravos à saúde.

“Esta é uma ação de integração e articulação do governo visando unir as secretarias de Saúde e Educação para que possamos propagar os trabalhos de orientação e educação sanitária em saúde, para que os alunos da rede estadual e municipais tenham acesso a esse tipo de informação, qualificando esses futuros cidadãos a se proteger e promover saúde em seus locais de moradia”, afirmou.

Fonte: SES
Texto: Michel Sousa/Nayara Vieira