26/05/2016 3:12 pm

Secretário de Educação realiza visitas técnicas em Imperatriz

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta semana, uma série de visitas às escolas do Sistema Estadual de Ensino, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URE), e vistoria no terreno onde será construída a escola de Ensino Médio, o CE Amaral Raposo, que atenderá a estudantes dos bairros Parque Alvorada I e II e Vilinha.

O secretário de Educação, Felipe Camarão, comandou a visita, acompanhado da adjunta de Gestão das Regionais de Educação, professora Rosyjane Paula, e do deputado estadual Marco Aurélio, que destinou recurso de emenda parlamentar, para a construção da escola. A obra, que já se encontra em fase inicial, está sendo executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

“Cumprimos uma importante agenda de trabalho em Imperatriz, cidade que vem recebendo muitas ações do Governo Flávio Dino e temos na região parcerias fundamentais para que essas ações se desenvolvam, como o deputado Marco Aurélio, que vem acompanhado de perto as obras do governo na região e destinou recurso de emenda parlamentar para a construção da escola de Ensino Médio, CE Amaral Raposo, que atenderá um número significativo de estudantes dos bairros Parque Alvorada I e II e Vilinha. Ficamos satisfeitos porque estivemos no local e constatamos obras já iniciadas”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A comitiva da Seduc esteve no CE Vespasiano Ramos, que fica no bairro Vila Nova, e passou por reforma. Lá, foi recebida em clima de festa pelos estudantes e pela gestora escolar, professora Wilamita Maria Cruz, que agradeceu ao secretário as reformas recebidas, assim como a construção de um pátio coberto.

Outra escola que fez parte das visitas técnicas foi o CE União, localizada no Parque Amazonas. A escola será reformada pelo Governo do Estado, atendendo solicitação da comunidade escolar e receberá melhorias da estrutura física e climatização de todas as salas de aula.

“Se eu fosse pontuar a visita do secretário Felipe Camarão aqui na escola, daria nota dez, porque é possível perceber o empenho dele por uma educação de qualidade e que a nossa região necessita tanto”, ressaltou a gestora do CE União, professora Francisca Sousa Silva.

“A presença do secretário e equipe é muito positiva para nós e chega na hora certa. Primeiro, para visitar as escolas que estão em fase final de reforma, e segundo, para dar encaminhamentos, como a reforma do CE União”, comentou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana.

A equipe da Seduc também visitou a creche-escola Jardim Canossa, no parque Santa Lúcia, gerida pelas irmãs canossianas, e desenvolve trabalho em prol das crianças. Na oportunidade o secretário de educação atendeu a solicitação de apoio do Governo do Estado, de forma a fortalecer o importante serviço social realizado pela instituição.

À noite, o secretário de Educação Felipe Camarão participou da abertura do seminário “Múltiplos olhares sobre as violações de direitos humanos nas escolas”, promovido pelas 8ª e 9ª Promotorias de Justiça Especializadas de Imperatriz, em parceria com as Secretarias Estaduais de Direitos Humanos e Educação, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

No evento, o secretário proferiu palestra com tema “A questão de gênero e a diversidade nas escolas”.  Em sua fala destacou que “precisamos discutir essa questão no ambiente escolar, sobre o viés do respeito e a importância das políticas públicas que combatem a discriminação. É preciso também fomentar a discussão sobre o feminicídio, a Lei Maria da Penha, entre outros”, realçou Felipe Camarão.

Texto: Cida Marconcine
Fotos/ Cida Marconcine