20/10/2016 6:17 pm

Secretário Felipe Camarão ministra palestra sobre Reforma do Ensino Médio no IFMA, em Zé Doca

Foto 1_Divulgação_Seduc_20102016 - Secretário Felipe Camarão ministra palestra sobre Reforma do Ensino Médio durante abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão esteve, na noite desta terça-feira (18), na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma/ Campus Zé Doca), conversando com os estudantes sobre a Reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória (MP) n° 746/2016, em setembro deste ano.

Na ocasião, o secretário fez uma análise da reforma do Ensino Médio, pontuando as principais mudanças propostas pela MP 746/2016 e pela PEC 241/2016, avaliando os pontos positivos e negativos. O secretário apresentou, ainda, a realidade da Educação no Estado, falando das políticas públicas que estão em desenvolvimento, objetivando a melhoria dos índices educacionais do Maranhão.

Foto 2_Divulgação_Seduc_20102016 - Secretário Felipe Camarão ministra palestra sobre Reforma do Ensino Médio durante abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia“Fico muito feliz em conversar com vocês sobre este tema tão atual e de extrema importância para nosso país. No Maranhão, o governador Flávio Dino definiu a educação como prioridade e temos trabalhado para consolidar a educação do Maranhão como uma política de Estado e não uma política de governo. Já discutíamos há algum tempo a proposta de fortalecimento do Ensino Médio pautada, sobretudo, na inovação curricular e ampliação do tempo do estudante na escola, com foco na qualidade do ensino público e no protagonismo dos estudantes”, enfatizou.

Mariana Muniz, estudante do 2º período de licenciatura em química no instituto, destaca como objetiva a palestra. “Ele explicou de forma clara a linguagem jurídica da MP e da PEC. Isso me chamou bastante a atenção, pois ele foi conciso, esclarecendo de forma dinâmica tudo que está por trás desta reforma, tirando as dúvidas dos alunos”, disse.

“É importante que os alunos tenham conhecimento sobre tudo isso que está acontecendo no país. A maneira de explicar a MP e a PEC foi bem didática”, avaliou Iandra Carvalho Alcântara, aluna do 4° período do curso de Tecnologia de Alimentos do Ifma.

Foto 4_Divulgação_Seduc_20102016 - Secretário Felipe Camarão ministra palestra sobre Reforma do Ensino Médio durante abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A diretora-geral do Ifma Zé Doca, Davina Chaves, afirma que os ideais do governo do Maranhão não são diferentes dos ideais do Instituto Federal do Maranhão, que de maneira lógica e crítica buscam uma educação de maior qualidade. “Desde o início tivemos a preocupação de repassar para os alunos toda a problemática, o que está acontecendo. Quando vem um jurista e transforma toda essa linguagem em uma linguagem mais simples, mostrando toda a situação, o que está acontecendo, é muito bom. Foi espetacular, todas as dúvidas que poderiam ter entre os alunos foram esclarecidas”, concluiu.

Com o tema principal ‘Ciência Alimentando o Brasil’ e o subtema ‘A Ciência Alimentando o Alto-Turi: Desafios e Perspectivas’, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ifma/ Zé Doca conta com a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Unidade Regional de Educação de Zé Doca (URE) e a Prefeitura Municipal de Zé Doca.