Recentemente, recebi da organização do Todos Pela Educação um documento intitulado “Ideb 2019 – A qualidade da Educação brasileira”, com base nos dados divulgados pelo INEP/MEC/2019, no qual consta análise dos resultados e avanços do Ideb no Maranhão. Ao avaliar a performance do nosso Estado, tive a confirmação de que, notadamente, caminhamos para a aurora que nos fará ser referência no país, pela capacidade de superação de índices tão desafiadores, com os quais nos deparamos ao assumir a gestão.Pelo levantamento do ‘Todos’, a educação do Maranhão apresentou consistência na evolução do IDEB, ou seja, avança de forma ininterrupta desde 2015, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e na Educação Infantil, apresenta, inclusive, consistência no cumprimento das metas. Outro ponto que merece destaque é que estamos em crescente tanto no desempenho quanto no rendimento nesses níveis de ensino.
O estudo mostra, ainda, o crescimento positivo do Ideb no Ensino Médio, entre 2017 e 2019, com variação positiva 0,3. Vale ressaltar que o Estado manteve essa constante no percentual de crescimento, desde 2015, quando o governador Flávio Dino assumiu o governo.
Em se tratando da rede pública de ensino, nos municípios maranhenses, a análise do Todos pela Educação apontou que 70,3% (149) dos municípios avançaram em relação a 2017, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 77 atingiram ou superaram a meta, em 2019. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, subiu para 82,9% (174) os municípios que avançaram em relação a 2017. No Ensino Médio, onde 95,6% matrícula é da Rede Estadual de Ensino, 70,2% (151) atingiram ou superaram a meta, em 2019 e, em 119, houve avanço de até 0,5 ponto.
Esses dados evidenciam o crescimento qualitativo da educação do Maranhão e demonstram que investimentos concretos no sistema educacional proporcionam um avanço equânime, em todas regiões e, como consequência desse processo, estamos garantindo o mesmo acesso e oportunidades a todos os estudantes da rede pública maranhense. Por outro lado, esse crescimento não nos acomoda, pelo contrário, nos impulsiona a superar novos desafios, sobretudo em um ano letivo de excepcionalidade, em virtude dos impactos da pandemia.
O governo Flávio Dino segue avante, sem retroceder, para garantir que os três pilares da educação – acesso, permanência e aprendizagem – sejam fortalecidos. É por isso que seguimos firmes com a entrega das escolas dignas, formação continuada de profissionais da educação, investimentos em aprendizagem e a busca ativa escolar em todo o Maranhão.
Um dos escritores mais admirados no mundo, o colombiano Gabriel García Márquez, expressou, certa vez, uma frase que se harmoniza com o momento atual vivido por todos nós que fazemos a educação maranhense: “Todo mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada”.
Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação e Reitor IEMA
Membro Titular do Fórum Nacional de Educação – FNE
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
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