25/01/2016 2:44 pm

Secretários de Educação do NE se encontram em Teresina para discutir o PNAIC

Secretária Áurea Prazeres e Secretários de Educação reunidos

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Região Nordeste (PNAIC Nordeste) foi pauta de reunião com os dirigentes Municipais de Educação do Nordeste, nesta sexta-feira (22), no Metropolitan Hotel, em Teresina, Piauí. Participa do encontro, o secretário nacional de Educação Básica, Manuel Palácios e a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Durante a reunião, os secretários discutiram o suporte que deve ser dado ao professor e a importância de fazer com que a administração dos estados e municípios acompanhem os trabalhos em sala de aula. Os gestores debateram ainda sobre a quantidade de salas e professores, financiamentos e materiais didáticos que serão utilizados durante o ano.

“O grande compromisso do nosso Governo, através do programa, é garantir que os estudantes de 1º, 2º e 3º ano sejam alfabetizados.       O esforço real é pela alfabetização dos estudantes com seis anos de idade, isso será uma conquista social”, pontuou a secretária Áurea Prazeres. De acordo com a secretária, “a Seduc definirá premiações para os municípios com melhor desempenho e irá apoiar muito mais os municípios com maiores dificuldades”. Ela afirmou ainda que o MEC irá repassar uma bolsa  para o coordenador Estadual,  coordenador Regional e Municipal e que os monitores dos alunos também receberão para uma bolsa.

Sobre a seleção de monitores e coordenadores, Áurea Prazeres informou que será no primeiro semestre e que as aulas terão início em Agosto e os alunos irão receber livro didático específico.

Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Por este motivo, também participam da reunião representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), pois os municípios respondem pela educação nas séries iniciais.

Os gestores têm o objetivo de trabalharem juntos pela capacitação e formação continuada dos professores e pela elevação das taxas de alfabetização da população estudantil dos anos iniciais do ensino fundamental.

As Ações do Pacto apóiam-se em quatro eixos de atuação: a formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas e gestão, mobilização e controle social.

Fonte: Ascom Seduc PI e MA