27/08/2024 2:40 pm

Seduc apresenta caderno com diretrizes pedagógicas para atuação profissional na educação infantil do Maranhão

No Agosto Verde, mês alusivo à proteção à Primeira Infância, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibiliza para download, nesta terça-feira (27), o caderno de orientações “Bebês, Crianças e Adultos: Tessituras do trabalho pedagógico dos Centros de Educação Infantil da Rede Estadual de Ensino do Maranhão”, elaborado pelos profissionais que atuam nas unidades dos bairros Liberdade e Centro. O material busca estabelecer parâmetros e oferece uma estrutura robusta para orientar o trabalho cotidiano nas unidades de Educação Infantil de Tempo Integral, promovendo práticas de excelência no cuidado e na educação das crianças.

O compilado de referência aborda aspectos essenciais como o fortalecimento do vínculo afetivo entre educadores e crianças, a importância da gestão democrática, a pedagogia da escuta, e o conceito integrado de cuidar e educar. Também, enfatiza o papel do professor como figura central e a relevância da participação ativa das famílias no desenvolvimento das capacidades psíquicas, cognitivas, sociais e afetivas das crianças assistidas nas creches.

Produzidas a partir de processo coletivo com os profissionais do Centro, as boas práticas foram sistematizadas a partir de rodas de escuta e análise do material coletado durante os meses de outubro e novembro de 2023. Os eixos escolhidos para o trabalho foram: Os fios que tecem a educação infantil – princípios, concepções e finalidades; o trabalho cotidiano, a avaliação na e da educação infantil.

A gestora-geral da creche da Liberdade, Márcia Porto, destacou a importância do documento público para a comunidade educacional que se interessa pelo segmento, tanto para que aqueles que já estão dentro do processo, para não se afastem de sua proposta de trabalho, quanto para aqueles que iniciam a jornada no mundo da primeira infância.

“A primeira infância é a etapa da vida em que ocorre o maior salto de desenvolvimento. Então, uma criança bem acolhida, respeitada e estimulada vai se tornar um indivíduo adulto equilibrado. O objetivo do caderno é tornar público o trabalho pedagógico executado nos centros de educação infantil da rede estadual de ensino do Maranhão. Além disso, é uma forma de materializar e tornar acessível esse conhecimento para o grande público e para os profissionais que compõem essa bela engrenagem”, ressaltou.

Os resultados, apoiados nas rodas de escuta de profissionais do apoio pedagógico, atendimento de saúde, agentes de portaria, equipe pedagógica e crianças da educação infantil I e II e famílias, demonstraram que as interações positivas e o suporte emocional proporcionado pelos educadores criam um ambiente seguro e inclusivo, fortalecendo a confiança e a autoestima das crianças. É destaque também a colaboração permanente entre educadores, gestores, famílias e a comunidade, promovendo decisões compartilhadas e a construção coletiva do projeto pedagógico.

Este recurso foi desenvolvido para apoiar todos os profissionais que atuam na Primeira Infância em espaços institucionalizados, proporcionando diretrizes claras e práticas para melhorar a qualidade do atendimento e da educação oferecidos à bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.

O Caderno de Orientações está disponível para download como uma ferramenta valiosa para a implementação dessas diretrizes e para a promoção da excelência na Educação Infantil do Maranhão.

Acesso ao Caderno de Orientações:

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