30/11/2022 6:24 pm

Seduc apresenta experiência da Rede Integral do Maranhão em formação do MEC

As boas práticas desenvolvidas e os avanços alcançados pela Rede de Tempo Integral do Maranhão têm ultrapassado as fronteiras do estado e vêm sendo destaque nacional. Nesta quarta-feira (30), o superintendente da Rede Integral do Maranhão, Emanuel Denner, representou o estado na Formação Online para Coordenadores do Ensino Médio de Tempo Integral e Gestores do Programa de Fomento às Escolas de Tempo Integral dos 26 estados brasileiros.

Na Formação, promovida pelo Ministério da Educação, Emanuel Denner ministrou a palestra “O que o governo do Maranhão fez para melhorar sua performance na execução do Programa de Fomento”, apresentando o incentivo do governo do Maranhão para ampliação das escolas maranhenses em tempo integral.

“Extremamente importante a ação do Ministério da Educação em reunir todos os coordenadores estaduais das escolas de tempo integral para colocarmos um assunto tão necessário na mesa de diálogo. Ter explicado um pouco como o Maranhão tem feito para ganhar mais eficiência na execução do recurso público, foi muito importante, porque também fortalece a integração entre as equipes estaduais”, destacou Denner.

Entre os pontos abordados, alguns aspectos importantes que ajudaram o Maranhão a avançar no Programa de Fomento à Rede Integral: a modernização e a descrição minuciosa da realidade das escolas foram essenciais.

“Identificamos que haveria a necessidade de implantar um sistema de modernização, para a execução do programa. Para isso, trabalhamos com muita ênfase o diagnóstico situacional dessas escolas. Logo na sequência, trabalhamos a modernização dos processos e das bases de dados. Identificamos como o trabalho estava sendo feito e sugerimos a implementação de técnicas e metodologias novas, para ganharmos mais eficiência. Em seguida, buscamos a automatização do processo”, explicou Denner.

O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral, criado em 2016 pelo governo federal, repassa os recursos aos estados que têm matrículas nessa modalidade de ensino, para executar melhorias nas escolas. Desde 2017, o governo do Estado, por meio da Seduc, trabalha pela melhoria da rede em tempo integral maranhense, chegando a ter o melhor desempenho proporcional na execução financeira do programa.

Fonte: Seduc
30/11/2022

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