Com o objetivo de apresentar o Seama (Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve reunido na tarde da última quinta-feira (15) com membros do Conselho Estadual de Educação, em São Luís.
Em uma conversa descontraída e ilustrativa, Felipe Camarão apresentou todo o projeto do Sistema de Avaliação, que tem como principal objetivo detectar as principais dificuldades encontradas pelos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Para que, de posse dessas amostragens, os gestores escolares e professores possam intervir e atuar da forma pedagógica mais apropriada, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede pública maranhense.
“Nós estamos com um trabalho muito focado na aprendizagem dos nossos estudantes. Percorri recentemente as nossas 19 Unidades Regionais de Educação e tive a oportunidade de conversar pessoalmente com todos os nossos gestores escolares, pedindo a eles foco na pauta pedagógica, para darmos um passo adiante na educação pública do Maranhão. E temos também o Conselho Estadual de Educação como um grande parceiro nessa busca e foco em intervenções pedagógicas sérias, que garantam a aprendizagem efetiva dos nossos jovens estudantes maranhenses”, afirmou Felipe Camarão.
Ainda durante a apresentação, o secretário fez amostragens sobre a 1ª avaliação do Seama aos conselheiros, onde um total de 214.368 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participaram desse primeiro momento, em que foram aplicados exames de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de mais de 3.800 escolas das redes públicas de 215 municípios e da Rede Estadual do Maranhão.
De forma inédita no Maranhão, o Seama, que é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, foi estabelecido pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, de seus indicadores educacionais e da melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses.
Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria do Perpétuo Socorro Azevedo Carneiro, este foi um momento muito importante para que o Conselho possa estar por dentro dos dados da realidade maranhense, pois, segundo ela, é a partir desses dados que os conselheiros poderão também pensar estratégias e auxiliar na divulgação da importância dessa ação que é de mediação entre Estado e a comunidade.
“Foi um momento rico, significativo e em que nós tivemos a oportunidade de parabenizar a Secretaria de Educação por esse trabalho importante que está fazendo no sentido do fortalecimento da educação maranhense, que se preocupa com a melhoria da qualidade da aprendizagem e esse é que deve ser o papel de qualquer gestor público”, disse a presidente.
“Foi uma ação bem relevante, mostrar esses dados, os resultados dessa avaliação porque a avaliação mostra caminhos que devem ser revistos e melhorados, e discutir isso com o Conselho é de grande relevância, porque o Conselho também discute política educacional e está nesse trabalho melhoria da educação no estado”, destacou também a vice-presidente do CEE/MA, Soraia Raquel Alves da Silva.
Ainda segundo Soraia da Silva, o Conselho já está inserido nesse processo, tendo sempre participado de discussões sobre a melhoria da aprendizagem dos estudantes maranhenses. “Nós estamos discutindo sobre Base Nacional Comum Curricular, estando sempre em discussão e articulação com a Secretaria de Estado da Educação debatendo com outras instituições inclusive, que tratam da questão educacional pra buscar caminhos, e legislar sobre a política educacional do estado, que também é de responsabilidade do Conselho. Então, com certeza, a Seduc pode continuar contando com a parceria do Conselho nesse trabalho de fortalecimento da educação no estado”, concluiu a vice-presidente.
Fonte: Seduc
16/08/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI