16/08/2019 3:15 pm

Seduc apresenta Sistema Estadual de Avaliação a membros do Conselho Estadual de Educação

Com o objetivo de apresentar o Seama (Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve reunido na tarde da última quinta-feira (15) com membros do Conselho Estadual de Educação, em São Luís.

Em uma conversa descontraída e ilustrativa, Felipe Camarão apresentou todo o projeto do Sistema de Avaliação, que tem como principal objetivo detectar as principais dificuldades encontradas pelos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Para que, de posse dessas amostragens, os gestores escolares e professores possam intervir e atuar da forma pedagógica mais apropriada, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede pública maranhense.

Felipe Camarão conversa com conselheiros estaduais de educação

Felipe Camarão conversa com conselheiros estaduais de educação

“Nós estamos com um trabalho muito focado na aprendizagem dos nossos estudantes. Percorri recentemente as nossas 19 Unidades Regionais de Educação e tive a oportunidade de conversar pessoalmente com todos os nossos gestores escolares, pedindo a eles foco na pauta pedagógica, para darmos um passo adiante na educação pública do Maranhão. E temos também o Conselho Estadual de Educação como um grande parceiro nessa busca e foco em intervenções pedagógicas sérias, que garantam a aprendizagem efetiva dos nossos jovens estudantes maranhenses”, afirmou Felipe Camarão.

Ainda durante a apresentação, o secretário fez amostragens sobre a 1ª avaliação do Seama aos conselheiros, onde um total de 214.368 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participaram desse primeiro momento, em que foram aplicados exames de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de mais de 3.800 escolas das redes públicas de 215 municípios e da Rede Estadual do Maranhão.

De forma inédita no Maranhão, o Seama, que é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, foi estabelecido pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, de seus indicadores educacionais e da melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses.

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria do Perpétuo Socorro Azevedo Carneiro, este foi um momento muito importante para que o Conselho possa estar por dentro dos dados da realidade maranhense, pois, segundo ela, é a partir desses dados que os conselheiros poderão também pensar estratégias e auxiliar na divulgação da importância dessa ação que é de mediação entre Estado e a comunidade.

“Foi um momento rico, significativo e em que nós tivemos a oportunidade de parabenizar a Secretaria de Educação por esse trabalho importante que está fazendo no sentido do fortalecimento da educação maranhense, que se preocupa com a melhoria da qualidade da aprendizagem e esse é que deve ser o papel de qualquer gestor público”, disse a presidente.

“Foi uma ação bem relevante, mostrar esses dados, os resultados dessa avaliação porque a avaliação mostra caminhos que devem ser revistos e melhorados, e discutir isso com o Conselho é de grande relevância, porque o Conselho também discute política educacional e está nesse trabalho melhoria da educação no estado”, destacou também a vice-presidente do CEE/MA, Soraia Raquel Alves da Silva.

Ainda segundo Soraia da Silva, o Conselho já está inserido nesse processo, tendo sempre participado de discussões sobre a melhoria da aprendizagem dos estudantes maranhenses. “Nós estamos discutindo sobre Base Nacional Comum Curricular, estando sempre em discussão e articulação com a Secretaria de Estado da Educação debatendo com outras instituições inclusive, que tratam da questão educacional pra buscar caminhos, e legislar sobre a política educacional do estado, que também é de responsabilidade do Conselho. Então, com certeza, a Seduc pode continuar contando com a parceria do Conselho nesse trabalho de fortalecimento da educação no estado”, concluiu a vice-presidente.

Fonte: Seduc
16/08/2019

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