30/11/2023 4:58 pm

Seduc debate sobre o fortalecimento da educação pública durante o Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, em Brasília

Especialistas em Educação estão reunidos em Brasília participando do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, para tratar de avaliações externas no Brasil e no mundo. O Maranhão marcou presença no evento, que é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O encontro, que iniciou na última terça-feira (28) e segue até esta quinta (30), tem como objetivo promover o debate sobre as possibilidades e inovações para o futuro das avaliações brasileiras. Além da presença de representantes dos estados, o seminário contou, também, com a participação de países da América Latina, como Colômbia e Chile.

Representando o Governo do Estado no evento, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Nádya Dutra, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da educação pública de qualidade no Brasil.

“As questões centrais dos desafios presentes na avaliação passam, por exemplo, pelas desigualdades que afetam nossas crianças e os nossos jovens dentro das nossas escolas, e que devem ser combatidas. Nesse sentido, a avaliação precisa dialogar também com as diversidades, respeitando o território e as realidades de cada estudante”, ressaltou Nádya Dutra.

Durante o seminário, os participantes discutiram temas e experiências internacionais sobre modelos de itens, tipos de testes e oportunidades de atualização de avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que poderão orientar inovações nas avaliações em larga escala no Brasil. O objetivo é instalar o debate em torno desses temas, além de gerar reflexão qualificada e interlocução para aprimoramentos futuros.

Além da participação da secretária adjunta Nádya Dutra, o encontro em Brasília contou, ainda, com a presença do superintendente Regional de Colaboração da Seduc, João Paulo Mendes.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI