2/05/2019 5:43 pm

Seduc devolve à comunidade escolar do Colégio Militar 2 de julho biblioteca totalmente reformada e ampliada

15874_seduc_1_2942601551496786492

Secretária adjunta, Rosyjane Paula, fala da importância da biblioteca para a comunidade escolar

“Eu sempre gostei da biblioteca e nós alunos estávamos muito ansiosos, a biblioteca é uma coisa que nós almejamos há muito tempo e nós estamos muito felizes mesmo com essa reinauguração. É uma parte muito importante para nós alunos e nós vamos cuidar dela, zelar por ela. Nosso agradecimento ao coronel Macedo e ao Governo do Maranhão é enorme porque foi uma coisa que nós queríamos, pedimos e eles conseguiram trazer isso pra gente. É uma felicidade enorme”, afirma Suzyanne Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de julho, escola localizado no bairro da Vila Palmeira, em São Luís, que teve reinaugurada sua biblioteca, nesta quinta-feira (2).

“Foi uma notícia que nós ficamos muito felizes em saber. Também tem a Sala de Informática que é uma parte muito importante porque tem alunos que precisam estudar e fazer inscrições para o Enem. A escola abre esse espaço para fazermos a inscrição do Enem aqui”, complementa Suzyanne.

A estudante Gabriella Hernandez, afirma o sentimento de gratidão e satisfação pelo novo espaço escolar

Sentimento de felicidade e gratidão, também, foi compartilhado pela estudante da 2ª série do Ensino Médio, Gabriella Hernandez. “Eu espero muito que os alunos possam usar a biblioteca mais do que usavam antes, até porque a gente precisava desse espaço, pois era um lugar que era ruim de se estudar e, agora, temos até a área de estudo individual. Estou muito feliz por esse novo espaço”, disse ela.

A solenidade de entrega da nova biblioteca, que leva o nome de um dos maiores escritores brasileiros, o maranhense Ferreira Gullar, foi marcada pela presença de membros da comunidade escolar do Colégio Militar 2 de julho que não pouparam elogios e agradecimentos pelo amplo espaço escolar.

“É maravilhoso saber que uma instituição como essa foi agraciada com um coração. A Biblioteca é, nada mais, nada menos, do que a ampliação do conhecimento do qual o aluno vem buscando. Enquanto mãe que sou, é fundamental que a escola tenha esse espaço para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento. Estou muito feliz e muito maravilhada com toda a estrutura que estou vendo aqui”, declarou Nielza Paula Costa, mãe de dois estudantes do Colégio Militar e representante dos pais no Colegiado Escolar.

Representando o Governo do Maranhão e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a secretária Adjunta da Seduc, Rosyjane Pinto falou da felicidade em participar do ato de devolutiva de um espaço tão importante para uma escola, como é uma biblioteca, um local onde se guarda e se distribui conhecimentos.

“A biblioteca é o coração do conhecimento, o coração de uma escola. Toda a equipe administrativa e pedagógica do Colégio Militar 2 de Julho está de parabéns em ter esse espaço e, verdadeiramente, cuidar desse espaço. O Governo do Maranhão tem buscado, cada vez mais, investir em bibliotecas e a cada momento que a gente tem a oportunidade de inaugurar um espaço como esse, espaço de saber, de transformação para os nossos estudantes a partir da leitura é de felicidade e isso fortalece ainda mais a educação do nosso Estado como um todo”.

Segundo a gestora pedagógica do Colégio Militar, Tiane Chaves, os estudantes estão ansiosos para utilizar o novo espaço. São cerca de 1200 estudantes do Fundamental II e Ensino Médio beneficiados, que tem uma área adequada à pesquisa, leitura, cultura e lazer.

“Este é um momento de grande significado, porque a biblioteca tem um papel fundamental dentro da educação, os nossos alunos necessitam de um espaço para concretizar seus estudos, aperfeiçoar suas pesquisas e o fato de nós estarmos entregando um espaço não só para que eles façam isso, mas para que estejam também confortáveis representa um momento de grande importância para nós e de muito orgulho. Eu na direção pedagógica e o tenente coronel Macedo, na direção geral, estarmos podendo entregar esse projeto pra escola, realmente, é um momento de muita alegria e de muito orgulho”, reiterou a gestora pedagógica.

Biblioteca Ferreira Gullar, reinaugurada no Colégio Militar 2 de julho

Durante a solenidade de entrega da Biblioteca Ferreira Gullar, o gestor geral do Colégio Militar, Tenente Coronel Macedo, reafirmou o ganho que uma biblioteca adequada e confortável representa para toda a comunidade escolar, pois esse é o espaço em que se percebe a vontade dos estudantes em estar para que possam melhorar seus conhecimentos.

“Quando cheguei haviam outras prioridades mais urgentes, mas gradativamente fomos resolvendo as mais urgentes e colocamos como meta para já o início desse ano com a biblioteca. E, graças a Deus, nós alcançamos o objetivo e a gente vê a satisfação dos professores e dos alunos já nesse novo espaço.  Para nós hoje fazer essa entrega para o corpo de alunos e corpo docente é um momento de muita satisfação e de muita alegria. Ver esse espaço de novo voltar a ser povoado por nosso corpo de alunos e de professores”, afirmou o gestor geral.

Mais fotos:

Texto: Letícia Pinheiro