16/05/2024 11:42 am

Seduc dialoga com a igreja católica para firmar parceria nas ações do Programa Maranhão Alfabetizado

Nessa quarta-feira (15), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu com representantes da igreja católica, com o intuito de firmar parceria nas ações do Programa Maranhão Alfabetizado. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, lançado no mês passado, e faz parte das ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, ação estratégica da política educacional Escola Digna, que reforça o regime de colaboração com os 217 municípios para melhoria dos indicadores do Estado.

O encontro contou também com a representante regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marta Bispo e outros participantes.

Ao se reportar sobre as parcerias para ajudar nas ações do Programa Maranhão Alfabetizado, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, lembrou da frase proferida pelo Papa Francisco durante o encontro “Educar é Transformar”, da Congregação para a Educação Católica que ocorreu no Vaticano, em 2018.

“Certa vez, no Vaticano, o Papa Francisco proferiu a seguinte frase: ‘Somente mudando a educação é possível mudar o mundo’. Também sou defensor da educação como ferramenta indispensável para a transformação social. Precisamos utilizar outras estratégias para fortalecer a educação. Nesse sentido, as parcerias com as igrejas e outros segmentos são fundamentais para que as ações do Maranhão Alfabetizado tenham êxito. Sem dúvidas, sairemos fortalecidos nesse processo com o apoio da sociedade”, ressaltou Felipe Camarão.

O Supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais do Maranhão, Jocenilson Costa, acredita que buscar parceria com a igreja católica é uma das estratégias para transformar o Maranhão em um território livre do analfabetismo.

“A ideia de buscarmos a igreja para firmar parceria no enfrentamento do analfabetismo no território maranhense é uma das maiores estratégias que o Governo do Estado tem proposto por meio do vice-governador e secretário, Felipe Camarão. Firmar parceria com os movimentos sociais, as igrejas, é darmos possibilidade dessas pessoas, de fato, terem a libertação necessária para o retorno nas suas trajetórias escolar e também, no mercado de trabalho. É uma ação estratégica para transformar o Maranhão em um território livre do analfabetismo”, enfatizou Jocenilson.

O arcebispo Dom Gilberto Pastana acredita que a igreja católica pode contribuir significativamente para ajudar o Maranhão nas ações do Maranhão Alfabetizado.

“Todo projeto que vem para ajudar na conscientização, da libertação de todo povo de Deus é bem-vindo. Vamos esperar que essas pessoas que hoje não têm essa prática de leitura, de participação, possam ser ajudadas em pensamento reflexivo, crítico e libertador. É isso que a gente espera e vai trabalhar para ajudar nesse projeto”, proferiu o arcebispo

Berenice Costa, coordenadora geral do Programa Maranhão Alfabetizado destacou a importância da igreja para ajudar no processo de alfabetização no estado.

“Conforme a determinação do secretário e vice-governador, Felipe Camarão, nós viemos dialogar com a igreja católica, por meio aqui da conversa com o bispo Dom Gilberto e a Marta Bispo, que é da CNBB, secretária regional, para buscarmos parcerias nas ações do Programa Maranhão Alfabetizado porque as igrejas estão presentes na comunidade, têm um trabalho social e podem e, certamente, vão contribuir muito para que nós possamos chegar a essas pessoas que estão em situação de analfabetismo no Maranhão”, exprimiu Berenice.

A ação que teve início pela igreja católica, se estenderá também para as igrejas evangélicas e líderes das religiões de matriz africana.

16/05/2024
Fotos: Cinaldo Oliveira