10/11/2016 10:20 pm

Seduc divulga resultado final de candidatos aptos à eleição de gestor escolar

Depois de serem julgadas todas as interposições de recursos de candidaturas que foram indeferidas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou, nesta quinta-feira (10), a lista final dos candidatos que estão aptos a disputar a eleição de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar e Diretor Adjunto /2016, que acontecerá de 30 de novembro (quarta-feira) a 02 de dezembro (sexta-feira).

Também nesta quinta-feira, a Seduc divulgou no endereço eletrônico http:/www.educacao.ma.gov.br/, os nomes dos técnicos que irão compor a Comissão Eleitoral /2016. E a partir do dia 14 (segunda-feira) até 25 (sexta-feira), os candidatos já podem começar suas campanhas nas escolas, apresentando suas propostas, dentro das regras definidas no edital da eleição.

Este ano a escola democrática trouxe algumas novidades, como parte do aperfeiçoamento do processo eleitoral. A primeira grande novidade é que ao contrário da eleição de 2015, nesta, todos os candidatos, antes mesmo de se inscreverem para concorrer ao cargo, passaram por formação continuada por meio do curso de Certificação Básica em Gestão Escolar, uma ação do Programa Mais Gestão, que é pré-requisito para a eleição de gestores 2016.

“Na eleição de gestores 2015, os professores interessados a concorrer ao processo de eleição para gestores escolares, seguiram etapas diferenciadas, como fazer inscrição de chapa, participar do curso de gestão e passar pela avaliação. Somente após as etapas o candidato estava apto a passar pela escolha da comunidade escolar. Agora não, todos eles já estão certificados. Quem for escolhido pela comunidade escolar vai estar apto a assumir o cargo, pois dispõe de conhecimentos básicos relacionados a gestão pedagógica, administrativa e financeira, enfatizou a professora Rosyjane Paula, Secretária Adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação.

Outro avanço importante é que a partir deste ano, a escolha democrática será regionalizada e acontece em três dias diferentes, o que vai garantir um maior acompanhamento por parte da Seduc e da Comissão Eleitoral.

Escolha Democrática

Parte de um processo de democratização da educação pública, esta será a segunda eleição de gestores escolares da rede estadual de ensino, realizada no Maranhão. A eleição para definir os novos gestores de escolas com Caixa Escolar ativo será realizada nas 596 unidades escolares das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s), onde não houve processo seletivo democrático em 2015, por falta de candidatos inscritos, sem candidatos eleitos, ou onde houve vacância de cargos.

A escolha democrática dos gestores, pela comunidade escolar, é um marco importante e histórico na Educação do estado, e é uma das ações que integram o Programa Escola Digna, política educacional que tem a missão de transformar, cada vez mais, a escola em um espaço de construção democrática.

“A eleição representa o compromisso do governador Flávio Dino com a construção de uma escola pública participativa e democrática, na qual alunos, professores, funcionários e gestores trabalham juntos em prol dos resultados e da qualidade no processo de ensino e da aprendizagem”, destaca o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Confira o resultado final