A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), promove, nos dias 13, 14, 20 e 22 de maio, a Formação em Metodologias Ativas STEAM e Maker, como parte das ações do projeto EducaSTEAM Maranhão, iniciativa que busca a aprendizagem ativa dos estudantes maranhenses nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática.
A formação reunirá 120 professores de Física, Química, Biologia, Matemática, Arte e Língua Portuguesa de escolas regulares parciais, Centros Educa Mais e IEMAs Plenos, e será realizada no Oxygeni Hub, no Ceuma Turu, e no LabCrie, no Centro de Ensino Benedito Leite, em São Luís.
Durante a programação, os docentes participarão de cinco oficinas práticas com os seguintes temas: abordagem STEAM e Cultura Maker, arduíno e Programação, Inteligência Artificial na Educação, montagem e impressão 3D e Oficina Maker. O objetivo é capacitar os educadores para a implementação de metodologias inovadoras em sala de aula e para a Mostra de Projetos EducaSTEAM Maranhão, contribuindo para o protagonismo estudantil e o fortalecimento da cultura científica e tecnológica nas escolas da rede estadual.
O projeto EducaSTEAM Maranhão beneficiará, inicialmente, oito escolas de Ensino Médio da rede pública estadual, selecionadas com base nos menores índices do IDEB e na ausência de espaços maker. A iniciativa conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Abordagem STEAM e Cultura Maker – 13 e 14 de maio
8h às 12h e 14h às 18h – Oxygeni Hub (Ceuma Turu)
Arduíno e Programação, Inteligência Artificial na Educação, Montagem e Impressão 3D e Oficina Maker – 20 e 22 de maio
8h às 12h: Oxygeni Hub (Ceuma Turu) | 14h às 18h: LabCrie (Centro de Ensino Benedito Leite)
SERVIÇO:
O quê? Formação em Metodologias Ativas STEAM e Maker;
Quando? 13 de maio
Horário? 9h
Onde? Oxygeni Hub (Ceuma – Av. São Luís Rei de França, 336 – Turu);
Pública-alvo? Professores de escolas regulares parciais, de Centros Educa Mais e IEMAs Plenos;
Porta-voz:
Katarine Baldez (Assessora da SUGEDA/SEDUC)
Suelma Campos (Supervisora de Espaços e Recursos Pedagógicos SUPERP/SEDUC)
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI