11/11/2019 11:50 am

Seduc e Ministério Público lançam projeto de combate ao preconceito contra idosos na escola.

Representantes da SEDUC, do MP e comunidade escolar, durante lançamento do “Adequando Currículo”.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), lançou nesta sexta-feira (08) o Projeto “Adequando Currículos”. A iniciativa busca promover mudanças curriculares, inserindo na grade assuntos relacionados ao processo de envelhecimento e à Pessoas com Deficiência, de forma a promover, entre as crianças, adolescentes e jovens uma cultura de respeito e valorização à essas pessoas.

A ação é preconizada pela Nota Técnica n°001/2018, de 05 de outubro de 2018 que aborda a temática. A iniciativa busca promover mudanças curriculares, inserindo assuntos relacionados à essas temáticas.

O lançamento aconteceu na escola CE Benedito Leite, no centro, e contou com a participação de alunos e demais membros da comunidade escolar. O tema debatido na abertura foi sobre “a velhice” a partir da análise de sete obras do escrito Maranhense Josué Montelo. Na solenidade, o secretário Felipe Camarão foi representado pela Secretária Adjunta de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Karen Barros. Entre os representantes do Ministério Público estava a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do MPMA (CAOp-PIPD), Gabriele Gadelha.

Na oportunidade, o promotor José Márcio Maia Alves mediou a palestra ministrada pela aluna do curso técnico em Guia de Turismo do IFMA e graduanda em Letras pela UFMA, Jeane Santana (IFMA).

O Projeto prevê a realização de palestras em 13 (treze) escolas da rede estadual, inicialmente, em São Luís e São José de Ribamar. O ‘Adequando Currículos’, nesse primeiro momento deve atender aproximadamente 8.700 alunos, que serão multiplicadores dos conhecimentos.

Obras dez Josué Montelo que serão analisadas é debatidas durante o projeto.

Obras de Josué Montelo que serão analisadas é debatidas durante o projeto.

Fotos/Divulgação