29/10/2019 5:16 pm

Seduc e o SOS Vidas Pela Paz Trânsito promovem formação sobre Educação para o Trânsito

Presidente da SOS Vidas Maçonaria, Lourival Cunha, destaca importância de trabalho da temática nas escolas

Fornecer aos professores da rede estadual novas informações e conteúdos que possam reforçar as atividades do projeto Educação para o Trânsito e, ao mesmo tempo, incluir estudantes no processo formativo para que sejam multiplicadores da Cultura de Paz no Trânsito. Com estes objetivos, a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e a instituição SOS Vida da Pela Paz no Trânsito promoveram, nesta terça-feira (29), a 2ª etapa de Formação de Professores da rede estadual.

Em 2015, a Seduc, por meio da Supervisão de Currículo Escolar, em parceria com a Instituição SOS Vidas Pela Paz no Trânsito, elaborou e distribuiu para professores da rede um Caderno Pedagógico sobre Educação para o Trânsito. Hoje, o caderno está na 4º edição e foi apreciado pela Biblioteca Nacional, que fez recomendações de melhorias e atualizações de conteúdo.

Também em 2015, foi realizada a 1ª Formação dos Educadores da Unidade Regional de São Luís (URE São Luís). Desta vez, a Supervisão de Currículo Escolar da Seduc, que é responsável pelos Temas Socioeducacionais, escolheu os professores do Centro de Ensino Fernando Perdigão, escola da rede estadual, no bairro Monte Castelo, para receberem a formação. A escola já desenvolve o projeto de Educação para o Trânsito como conteúdo transversal em vários componentes curriculares.

“É sempre importante retroalimentar os professores com novas informações, novos conteúdos, porque essa questão pedagógica é sempre dinâmica e complexa, nunca está pronta. Precisa sempre de um refazer, porque se dá por aprimoramento. Por isso, apesar da escola já desenvolver esse projeto com sucesso, é sempre muito bom vir conversar, escutar, mostrar coisa nova, incentivar para que eles continuem fazendo um bom trabalho com resultado”, destacou Luís Câmara, coordenador dos temas socioeducacionais da Seduc.

Luís Câmara, coordenador dos temas socioeducacionais da Seduc

Oficina

A oficina, que traz o tema “Como trabalhar com Atividades Integradoras de Educação para o Trânsito para Formar as Competências Gerais?”, foi ministrada pelo professor Luís Câmara e pelo presidente da SOS Vidas Maçonaria, Lourival Cunha, que destacou a importância de trabalhar essa temática nas escolas de forma permanente.

“A Educação para o Trânsito é previsão legal no Artigo 76 do Código Trânsito Brasileiro e deve acontecer da pré-escola ao Ensino Superior. E a SOS Vidas Pela Paz no Trânsito entendeu que a grande contribuição sua seria trabalhar nesse segmento da educação como atividade principal. A violência no trânsito só vai mudar, quando as pessoas mudarem o comportamento e, para mudar, claro, que é preciso fiscalização rigorosa, infraestrutura, mas, principalmente, educação. Acreditamos na educação e estamos felizes em poder levar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento da cultura de paz no trânsito partindo da escola”, afirmou Lourival.

“É muito importante para a escola e sociedade trabalhar essa temática da Educação para o Trânsito, porque a gente vê no dia a dia o quanto esse trânsito violento tem matado pessoas. Fazendo com que os alunos tenham consciência disso, eles aprendem a importância de ter boas atitudes no trânsito e passam a valorizar a vida. Além disso, serão multiplicadores de cultura de paz entre os amigos, em suas comunidades”, pontuou Flávio César Pereira Rocha, gestor adjunto da escola.

“A gente precisa ficar informado das regras, das maneiras corretas de se portar no trânsito. Isso vai nos deixar mais conscientizado e a gente pode levar isso para os nossos amigos”, concluiu João Gabriel Pereira Costa, 15 anos, um dos estudantes participantes da formação.

Fotos: Lauro Vasconcelos
29/10/2019