19/05/2022 2:09 pm

Seduc e parceiros encerram 2ª etapa de ciclos formativos de oficinas de escutas

Seduc e parceiros debatem com comunidades escolares quilombolas diretrizes para avançar na Qualidade da Educação Escolar Quilombola.

Enfrentar a cultura do fracasso escolar e garantir o sucesso na aprendizagem dos estudantes em territórios quilombolas do estado. Com esses objetivos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), Conselho Estadual de Educação (CEE) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), no município de Pinheiro, a 2ª etapa dos ciclos de oficinas para Implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para Qualidade da Educação Escolar Quilombola.

A ação contou com a participação de gestores, professores, pais e responsáveis, estudantes dos Centros de Educação Quilombola (CEQ) e lideranças de instituições ou entidades quilombolas.

As oficinas de escuta, como são chamadas, servirão como diagnóstico para a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, elaborada pelo Unicef, com o objetivo de apoiar municípios e estados na definição, implementação e avaliação de políticas e ações de superação do fracasso escolar e enfrentamento da reprovação, distorção idade-série e abandono escolar em alguns estados do País.

Marinildes Martins, Assessora de Educação Escolar Quilombola da Seduc, destacou a importância da participação efetiva das instâncias do poder público e da sociedade civil organizada nessa ação. “Para alcançarmos as metas estabelecidas na implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola, é necessário a participação de todas as instâncias da Rede, sociedade civil e poder público com suas devidas atribuições estabelecidas para que, a partir daí a política de educação escolar quilombola seja de fato efetivada de modo a transformar as práticas educacionais pautadas em preconceitos e discriminações raciais”, pontuou.

Erondina Barbosa da Silva, oficial de educação do Unicef, ressaltou a importância de estar junto à Seduc na implementação das Diretrizes Curriculares Quilombola e no enfrentamento à Cultura de Fracasso Escolar. “Em um país que tem um racismo estrutural, nós consideramos que apoiar ações como essa significa apoiar uma educação antirracista, apoiar as comunidades quilombolas para que elas desenvolvam uma educação centrada no território, nos interesses de crianças e adolescentes quilombolas. A gente prevê a escuta da comunidade de forma ampla: estudantes, familiares, professores, gestores e lideranças representativas das instituições ou organizações quilombolas, porque a gente pensa que tem muitas afinidades, muitas interfaces entre a Estratégia Trajetória de Sucesso Escolar e as Diretrizes”, explicou a representante do Unicef.

Os participantes elogiaram a iniciativa que oportuniza debates acerca de temáticas que mexem com a vida nas comunidades quilombolas.

“Esse momento é um divisor de águas na minha vida sobre a Educação Quilombola, sobre os meus direitos e sobre toda a minha concepção que antes eu tinha sobre a educação brasileira. Estou tendo a oportunidade de aprender, ainda mais, sobre as minhas ancestralidades, sobre os meus princípios e também repassar isso de forma democrática para todos os participantes do evento”, disse Débora Fernanda, estudante do CEQ Benedito Fontes, de Mirinzal, que pertence à comunidade Quilombola de Bom Viver.

“Estou muito satisfeito com esse evento e espero que possa vir muito mais, para que, de fato, venha trazer bons frutos para a Educação Quilombola”, destacou Joelson Furtado Martins, representante quilombola da comunidade Porto Nascimento, em Mirinzal.

A ação continua na próxima semana, nos dias 25 e 26, no município de Bacabal.

Seduc e parceiros debatem com comunidades escolares quilombolas diretrizes para avançar na Qualidade da Educação Escolar Quilombola.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
19/05/2022

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI