6/10/2020 11:48 am

Seduc e parceiros oferecem curso de ensino híbrido para redes municipais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Regime de Colaboração com os municípios, e com a parceria do Sincroniza Educação, e apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/MA), lançou, na última semana, o curso Ensino Híbrido na Prática, voltado para as redes municipais, com 11.224 inscritos de 208 municípios maranhenses.

Com o objetivo de fornecer estratégias pedagógicas que possibilitem o retorno seguro e gradual às aulas presenciais, o curso faz parte do Ciclo 2 do Projeto Simplifica em Rede, já implementado desde maio deste ano, para apoiar as redes públicas de ensino nesse momento de distanciamento social, e foi lançado no última dia 30 de setembro em webinar com o tema “Ensino Híbrido: bases e reflexões para a prática”.

A supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Soares Santos Ferraz, explicou como ocorreu o processo de participação dos municípios, em Regime de Colaboração com a Secretaria. “Os municípios que se interessaram fizeram a indicação de um técnico como ponto focal, com a finalidade de mobilizar professores do Ensino Fundamental do seu município a participarem”, informou.

“Fomos surpreendidos por uma pandemia que nos assustou, nos fez mergulhar em um universo de incertezas e inseguranças. E, mais uma vez, como vem fazendo desde que o programa Escola Digna iniciou, a equipe Seduc nos acolheu e vem nos orientando no fazer pedagógico dos municípios maranhenses. Entre as muitas ações que estão nos dando suporte, gostaria de destacar o curso Ensino Híbrido, que traz conhecimentos inovadores e sustentados para o novo normal, no processo ensino aprendizagem”, disparou Loyde Castro Pereira de Oliveira, Articuladora Pedagógica Municipal de Fortuna.

Josivânia Nunes Carvalho, coordenadora da Escola Municipal Eurico Bogea, no município de Balsas, destaca a relevância do curso para superar os desafios impostos pelo cenário de pandemia e garantir a aprendizagem dos estudantes.

“Embora o ensino remoto seja uma realidade, nossas crianças e jovens, bem como toda a comunidade escolar, não estavam preparados para adotar esse modelo de ensino que de repente se transformou na nossa principal ferramenta de trabalho. É nesse sentindo que é de grande importância a formação de professores, coordenadores, gestores e de todos que compõem a comunidade escolar, para que utilizem essas ferramentas tecnológicas com segurança e autonomia, bem como as demais que se fazem necessárias nesse momento, de forma integrada às aulas e com perspectivas de mantê-las integradas também ao ensino”, enfatizou.

A professora Kátia Rejane, do município de Presidente Dutra, também ressaltou a contribuição do curso para esse momento da educação. “Participei do webinar de lançamento do curso de ‘Ensino Híbrido na Prática’ e as informações apresentadas foram bastante relevantes e indispensáveis para todos os envolvidos na educação, principalmente neste momento tão delicado”, disse.

Estratégias

O curso ‘Ensino Híbrido na Prática’ é uma iniciativa da Fundação Lemann e da Imaginable Futures, sendo a Sincroniza Educação a responsável pelo ciclo formativo. “O curso dá continuidade às ações formativas que o projeto ofereceu a educadores e gestores. Primeiro tratamos do ensino remoto de emergência e agora vamos ampliar o repertório de recursos e estratégias para quando a reabertura gradual das escolas acontecer”, afirma Keila Visconti, cofundadora da Sincroniza Educação.

A proposta formativa do curso passa pelas etapas de entendimento dos conceitos relacionados ao ensino híbrido, organização dos recursos e estratégias dos educadores, planejamento de atividades com e sem tecnologia e implementação do modelo Virtual Aprimorado – um modelo de ensino híbrido em que a maior parte do processo de aprendizagem continua acontecendo remotamente, mas que conta com atividades presenciais em menor frequência para possibilitar melhor atendimento aos alunos.

Novos webinários sobre o tema serão realizados pelo canal Sincroniza Educação. Para ter acesso ao conteúdo, os interessados devem entrar em: bit.ly/EHwebinar1bit.ly/EHwebinar1

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação