Com o intuito de melhorar a qualidade do ensino no Maranhão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e parceiros iniciaram, nesta quarta-feira (9), o Webinário Formativo do Pacto pela Aprendizagem, com o tema “Desafios educacionais para o fortalecimento da aprendizagem em Regime de Colaboração”. O encontro é transmitido pelo canal YouTube da Secretaria, às 14h30, e segue até 11 de fevereiro. Cerca de 4 mil profissionais da educação infantil participaram do encontro online, somente no primeiro dia.
O evento é resultado da ação conjunta da Seduc, Eneva, Laboratório de Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA). No início do encontro, o governador Flávio Dino ressaltou que a Webjornada é um meio importante para ajudar no avanço da educação no estado.
“Estamos dando mais um passo na direção correta de aplicação da política educacional do Escola Digna, visando alcançar patamares mais altos de desenvolvimento educacional no nosso estado. Eu desejo que essa jornada, agora que se inicia, assim como todas as atividades que promoveremos neste ano de 2022, sejam abençoadas por Deus e que nós consigamos com isto ter cada vez mais melhores resultados educacionais”, destacou o governador.
Durante o encontro, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou a importância da alfabetização na idade certa e enfatizou que esse será o legado para que a educação do Maranhão tenha resultados ainda mais satisfatórios.
“A nossa principal meta é alfabetizar a criança na idade certa. Esse é o nosso legado para a educação maranhense. Nós já entregamos mais de mil e quatrocentas obras, fizemos muitas parcerias com prefeitos do Estado do Maranhão, construímos muitos prédios escolares, mas o nosso principal legado será essa semente de alfabetizar na idade certa, corrigir a distorção de idade série e possibilitar aos jovens e às crianças uma aprendizagem adequada”, expressou.
O professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Luiz Abrucio, destacou, durante a sua palestra, a importância da alfabetização para a descoberta de um mundo novo. “Alfabetização é uma coisa maravilhosa, porque quando as pessoas começam a descobrir e entender como funciona todo um jogo de palavras, de construção de argumentos e da escrita é como se um novo mundo se abrisse para elas. Alfabetização é a semente, a ideia de abrir uma porta para um mundo novo”, exprimiu.
Os participantes da Webjornada elogiaram a iniciativa do governo para melhorar a qualidade do ensino nos municípios. “Palestra maravilhosa, com informações fundamentais para nós e para o desenvolvimento da educação do estado e dos municípios”, elogiou Renilde dos Santos Melo.
O Webinário também contou com a participação da assessora do Gabinete SAGEA, Francisca Passos, que no encontro representou a secretária Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem, Nádya Dutra e a supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Ferraz.
Programação
Nessa quinta (10), o tema da Webjornada foi “O sentido da Avaliação na alfabetização: um olhar sobre os indicadores educacionais”, com a presença da representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Thereza Penna Firme; e da Superintendente de Informação e Avaliação do Desempenho Educacional (SUIADE), Márcia Thaís. Nesta sexta-feira (11), o encontro discutirá “A atuação da Gestão escolar para assegurar a alfabetização no atual contexto educacional brasileiro”, com a presença de Veveu Arruda (ABC); e Jaana Flávia Fernandes Nogueira da FGV.
Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
10/02/2022
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI