10/12/2020 4:51 pm

Seduc e Secma dialogam com comunidade do Bairro de Fátima sobre ações do Governo para o bairro

Secretário Felipe Camarão dialogo com comunidade do Bairro de Fátima, sobre a implantação de uma unidade vocacional do Iema na comunidade

Na noite desta quarta-feira (09), os secretários de Estado da Educação, Felipe Camarão, e da Cultura, Anderson Lindoso, a convite do grupo Amigos Unidos pelo do Bairro de Fátima, reuniram-se com representantes de moradores para tratar sobre ações de educação do Governo do Maranhão, para a comunidade que reside em um dos bairros mais tradicionais da capital maranhense.

A reunião foi para anunciar que a comunidade receberá mais investimentos, além dos cincos equipamentos educacionais já requalificados pelo governo. O antigo prédio do CE Dr. Antônio Jorge Dino ganhará uma unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que funcionará como um grande Centro de Formação, com foco para a geração de trabalho e renda.

Este anúncio se soma à proposta de revitalização da Biblioteca Municipal, proposta pelo secretário Felipe Camarão, no último sábado (05), durante o aniversário de um ano do projeto Brincando com o Cordel, desenvolvido na instituição.

Para Ivaldo Silva, que há 37 anos reside no Bairro de Fátima, o anúncio é motivo de alegria para toda a comunidade. “Fiquei maravilhado com a colocação do Felipe sobre o destino que vai ser dado ao centro de ensino, pois agregará muito para nossa comunidade”, destacou.

A moradora Cristiane Oliveira, que integra o grupo ‘Amigos Unidos pelo do Bairro de Fátima’, responsável pelo convite para a reunião, destaca o momento como esclarecedor sobre o que o Governo do Estado está propondo para a comunidade.

Secretário de Cultura Anderson Lindoso também esteve presente na reunião

“É algo muito mais social para a gente. É algo que pode trazer benefícios para as comunidades, em geral. A preocupação do Estado é muito forte com cultura, educação, saúde, e a gente tem as portas abertas para isso. O secretário de Educação está sempre disposto. Na verdade, a palavra que define o secretário de Educação é simpatia, porque ele é tão aberto ao diálogo que a gente não se sente um abismo entre o povo e as demandas que o povo precisa. A reunião foi muito boa, a comunidade do Bairro de Fátima está extremamente satisfeita com tudo que a gente conseguiu, com tudo que vem sendo proposto para a nossa comunidade”, reforçou.

Andrelina Joana, líder comunitária do bairro, conhecida como mãe Andrelina, também destacou a importância das parcerias e investimentos educacionais. “Agradeço o apoio do Governo do Estado, na pessoa do secretário Felipe Camarão, com a nossa comunidade, por sempre estar presente aqui”, afirmou.

“A Unidade IEMA vem para agregar ao conjunto de equipamentos que o Governo do Estado tem investido na comunidade. Será um espaço para que os jovens tenham mais acesso à educação, cultura, lazer e oportunidades para a geração de emprego e renda, por meio de cursos que lhe proporcionem uma profissão. Tudo isso se somará aos outros equipamentos educacionais que temos, como os nossos centros de ensino parcial e a unidade de educação em tempo integral no bairro, que é o IEMA, onde os estudantes entram para cursar o Ensino Médio e já saem formados como técnicos”, concluiu o secretário Felipe Camarão.

10/12/2020