A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) assinaram, nesta quinta-feira (12), o Termo de Cooperação Técnica para implantação das ações do projeto “A escola como espaço de Prevenção: Gênero e Igualdade em Questão – Seduc”, que tem como objetivo trabalhar e desenvolver entre os jovens de escolas da rede estadual de ensino a cultura da ‘Não Violência Contra a Mulher’, a partir da conscientização de que, homens e mulheres têm direitos iguais.
Nesta primeira etapa, o projeto será desenvolvido em escolas da rede estadual nos 10 municípios com menor IDH, além de outras 10 escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, e irá beneficiar em torno de 15 mil alunos do Ensino Médio, que passarão por formação relativa à desconstrução dos saberes machistas, para que possam, dentro e fora da escola, atuar na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher.
As formações serão ministradas por outros jovens protagonistas sociais, já empoderados da cultura contra a desigualdade de gêneros e da não violência contra a mulher. Na formação será utilizado material didático produzido em outros projetos como o da ‘Lei Maria da Penha’, desenvolvido em parceria entre a Seduc e o Ministério Público Estadual (MPE). Além disso, os jovens vão produzir vídeos de bolso, entre outros trabalhos. “O processo educativo é, sem dúvida para nós das políticas públicas para mulheres, o estruturante. Nossa política estabelece que, precisamos ter uma escola não sexista, não discriminatória. E, para isso, a gente precisa que a nossa escola seja um espaço de prevenção, que ensine sobre a igualdade, com saberes estruturantes, mas, também tenha atitude, seja protagonista nas ações de enfrentamento à violência”, pontuou Laurinda Maria de Carvalho Pinto, Secretária da Mulher.
“O governador do Maranhão está realizando muitas obras físicas, que são fundamentais para o desenvolvimento do estado. Mas, se não desenvolvermos ações como esta, que visa transformar a vida das pessoas, de nada adiantará levantarmos paredes. E o governador Flávio Dino é consciente disso, tanto que executa uma política pública voltada para a cidadania, para os direitos humanos, uma política de construção de cidadania, voltada para a dignidade da nossa gente. E esse projeto representa muito para a formação de nossos jovens”, enfatizou o Secretário de Educação, Felipe Camarão.
A coordenação do projeto será compartilhada entre as duas secretárias. Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Gestão das Ure´s, e a SEMU, por meio da Secretaria Adjunta da Mulher. “A escola é um espaço fundamental para se trabalhar mudanças de comportamento. E trabalhar essa temática com os estudantes é uma forma de possibilitarmos que a nossa sociedade possa ser mais justa e igualitária no tratamento entre homens e mulheres”, disse Rosejany de Paula, Secretaria Adjunta de Gestão das URE´s.
“A desigualdade de gêneros gera todo tipo de violência contra a mulher na nossa sociedade. A nossa luta e o nosso trabalho são por igualdade. A gente precisa saber que a mulher tem um papel importantíssimo na sociedade, como o homem também tem, e que a gente precisa dar visibilidade para que a violência seja enfrentada”, destacou Susan Lucena, Secretária Adjunta da Mulher.
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI