17/12/2016 3:20 pm

Seduc e Uema assinam Termo de Cooperação Técnica para implantação da Escola de Aplicação C.E. Paulo VI

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) assinaram, na tarde de sexta-feira (16), o Termo de Cooperação Técnica para implantação da Escola de Aplicação Centro de Ensino Paulo VI, destinada educar alunos e formar futuros professores.

Na prática, a escola, que faz parte da rede estadual de ensino, será transformada em um laboratório, um campo de experimentação prática dos conhecimentos, onde os alunos e professores dos cursos de licenciatura da Uema poderão desenvolver pesquisa, extensão e pós-graduação, com atividades pedagógicas dinâmicas.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a importância da formalização desta parceria que existia desde a construção do Centro de Ensino Paulo VI, há 8 anos, dentro do Campus Paulo VI. “É uma demonstração de união entre órgãos do estado em prol da melhoria da educação do Maranhão. Nós estamos vendo a felicidade no olhar dos alunos, dos professores, isto porque esse era um sonho deles. O governador Flávio Dino foi muito sensível em atender a esse anseio. Com essa parceria, agora formalizada, ganha a Uema, porque seus alunos e professores terão uma unidade de aplicação de conhecimento, e ganha a comunidade escolar do C.E. Paulo VI, que terá oportunidade de melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino, o desempenho escolar e o IDEB”, enfatizou o secretário.

O reitor da Uema, Gustavo Pereira, destacou o empenho dos profissionais da universidade e da Seduc na realização dessa cooperação técnica, e a importância deste momento. “Este é um momento ímpar da realização de um sonho antigo dos professores e dos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual. Esta será uma escola diferenciada porque terá a participação direta dos professores da universidade que formam educadores, na construção de um novo projeto pedagógico. Nós vamos poder associar projetos de pesquisas, de extensão e atividades pedagógicas comuns aos alunos e professores da Uema e do C.E. Paulo VI, com os do Centro de Educação, onde estão as licenciaturas. Então, o ganho do ponto de vista didático pedagógico será extraordinário”, disse Gustavo Pereira.

De acordo com a secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Nádia Dutra, este é mais um importante avanço para a educação no Maranhão. “É de suma importância para avançarmos com a parceria do Ensino Superior com a Educação Básica, trazendo estudantes universitários para dentro da escola, para trocarem experiência com os professores da nossa rede, sem contar que vai fomentar a pesquisa e a extensão dentro das nossas escolas”, disse.

Para a comunidade escolar a expectativa agora é para o início do funcionamento da Escola de Aplicação. “Nós sonhamos muito com este momento. Eu não vou vivenciar esse grande avanço para a escola, mas, torço pelos outros alunos que terão essa oportunidade de experimentar um novo momento na educação”, disse o estudante Milson Braga, do 3º ano, que representou os demais estudantes na composição da mesa para assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

“Depois de vários problemas enfrentados ao longo do tempo, nós recebemos este presente. Nós estamos trabalhando o novo projeto político pedagógico, nossos professores em conjunto com professores da Uema, já montamos um laboratório com a ajuda da universidade, então, estamos muito felizes”, destacou o professor Francisco Júnior Marques de Araújo, gestor adjunto da escola.

“Isso vai nos permitir fazer a união da questão teórica, da prática da escola, com a ciência, com pesquisa que é fundamental para o conhecimento”, disse Ana Carolina Torrente Pereira, professora de Sociologia.

Este ano o C.E. Paulo VI passou por uma ampla reforma beneficiando a comunidade da Cidade Operária, que no próximo ano receberá, também, duas escolas de Ensino em Tempo Integral. “O Governo do Maranhão tem trabalhado intensamente para melhorar a qualidade da educação da rede estadual, já conseguimos avanços significativos, e vamos continuar avançando”, afirmou o secretário Felipe Camarão.

Fotos: Lauro Vasconcelos/Seduc

Professores e alunos acompanham assinatura do Termo de Cooperação

Professores e alunos acompanham assinatura do Termo de Cooperação

Secretário Felipe Camarão e o Reitor a Uema Gustavo Pereira assinam o Termo de Cooperação Técnica

Secretário Felipe Camarão e o Reitor a Uema Gustavo Pereira assinam o Termo de Cooperação Técnica

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI