21/05/2022 3:07 pm

Seduc empossa Grêmios Estudantis de 20 escolas da URE de Barra do Corda

“A gente acredita que com protagonismo a gente consegue elevar a qualidade da educação”, diz Ismael Cardoso, superintendente de Participação Social da Seduc empossa Grêmios Estudantis de 20 escolas da URE de Barra do Corda

De forma virtual, mas, não menos cheia de entusiasmo e de desejo de fortalecer a democracia nas escolas. Nesse clima, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Mais Grêmios e da Unidade Regional de Educação (URE) de Barra do Corda, deu posse aos gremistas eleitos para o comando de 20 Grêmios Estudantis em escolas da rede estadual daquela Regional.

A cerimônia de posse, organizada pela URE com o apoio do Programa Mais Grêmios, aconteceu na tarde da última sexta-feira (20), por meio da Plataforma Google Meet, com transmissão nas unidades escolares para que as comunidades pudessem acompanhar. O evento foi conduzido pelos dirigentes da Unidade Regional, Janete Abreu (diretora) e Claudio Souza (gestor). E contou com a participação da vice-presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), no Maranhão, Alexssia Reis; de Lucas Moraes, da equipe Mais Grêmios da Seduc; de Marcos Antônio de Sá, supervisor de Protagonismo Estudantil da Seduc; e de Ismael Cardoso, superintendente de Participação Social da Secretaria. Além de todos os gestores e gestoras das escolas da Unidade Regional.

Para Ismael Cardoso, o protagonismo estudantil é fundamental no processo de melhoria da qualidade da educação. “Essa ação faz parte de um processo de eleição de Grêmios Estudantis, em todo o estado, como parte do Programa Mais Grêmios, que é o programa de Protagonismo do Governo do Estado. O nosso protagonismo é executado, principalmente, por um instrumento chamado Grêmio Estudantil, que é o centro da ação dos protagonistas na educação. Esse protagonismo se exerce de várias maneiras, reivindicando as coisas que são para a escola, mas, sobretudo em parceria com a gestão escolar para melhorar o ensino e a aprendizagem. A gente acredita que com protagonismo a gente consegue elevar a qualidade da educação, colocando a opinião dos nossos estudantes no centro das decisões da escola. Isso ajuda a melhorar o ensino e a aprendizagem, mas, também faz com que esse aluno amadureça, com que exercite seu ativismo social e político que vai contribuir com eles, no presente e no futuro “, enfatizou o superintendente da Seduc.

Já o supervisor de Protagonismo Estudantil, Marcos Antônio, destacou que nesse momento de retomada, após quase dois anos de aulas remotas, em função da Pandemia, é significativa toda a mobilização realidade pela Unidade Regional para realização da eleição de Grêmio estudantil, em todas as suas unidades escolares.

“O Grêmio, que dentro da escola é a instância máxima de representação dos estudantes, marca fortemente o fomento à gestão democrática e ao protagonismo estudantil. Em tempos difíceis como os que temos vivido, inclusive de equívocos em torno do conceito de protagonismo, é de suma importância marcar o espaço escolar com a presença do Grêmio Estudantil, que proporciona aos estudantes consciência crítica e maior espírito de colaboração, o que nos ajuda a realizar o controle social e melhorar cada vez mais a política de educação em nosso estado’, pontuou Marcos Antônio.

Ao todo foram empossados estudantes de 20 Grêmios Estudantis e alguns desses jovens também fizeram questão de destacar, em seus discursos, a importância desse momento na vida estudantil.

“Foi um momento muito importante para mim e para a minha escola. O Grêmio é a representação dos estudantes na escola, e com ele vamos defender os nossos direitos e interesses coletivos. Para muitos jovens, são os primeiros passos na vida social e política”, disse o estudante Josiel de Sousa Costa, da 1ª série, ao tomar posse como Presidente do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Livino de Sousa Resende, da cidade de Grajaú.

“É para tentar melhorar o ensino da escola, trabalhar em comunhão com os professores e com a direção da escola, ouvir as ideias dos alunos e colocá-las em práticas. Nosso grêmio vai lutar pelos direitos dos alunos”, disse Ângela Maria Magalhães de Sousa Resplandes, presidente do Grêmio Estudantil Justiça Jovem do C.E. Arlindo Ferreira de Lucena, em Barra do Corda.

“Estamos assumindo uma responsabilidade muito grande, mas, estou amando poder assumir essa missão de ajudar as pessoas, dar apoio. Estamos fazendo palestras, elaborando projetos. E estou conseguindo o que sempre quis que é despertar o interesse dos alunos em participar das coisas. E o apoio da diretoria da escola está sendo muito boa. É maravilhoso ver as coisas tomando rumo na escola. A educação realmente muda e eu quero fazer parte dela, sempre!”, disse a estudante Kelly Belfort Ferreira, presidente do Grêmio Estudantil da escola Francisco Naldo Póvoas em Maracaçumé.

Ainda na cerimônia de posse, houve a dinâmica de acolhida, feita pela psicóloga Luana Moscoso, do Projeto Emaranhando Vidas, que pontuou a importância de uma escola acolhedora para a saúde mental da comunidade escolar e também destacou a atuação do Projeto, repassando orientações para os canais para atendimento disponibilizados aos estudantes.

Fotos: Divulgação
21/05/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI