21/09/2020 12:05 pm

Seduc fará monitoramento dos resultados de suas ações relativas ao 1º semestre de 2020

Com o intuito de perceber os impactos relativos aos prejuízos educacionais e também à superação dos desafios no primeiro semestre de 2020, devido à pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, entre os dias 28 de setembro e 30 de outubro, o monitoramento dos resultados de suas ações. O monitoramento ocorrerá pelas reuniões de nível que acontecerão para as escolas, UREs e Seduc.

Primeiramente, acontecerão as reuniões de Nível 3, das escolas, entre os dias 28 de setembro e 9 de outubro. Posteriormente, entre 19 e 23 de outubro, ocorrerão as reuniões de Nível 2, das UREs e, por fim, entre 26 e 30 de outubro, a reunião de Nível 1 da Seduc. Na reunião Nível 3, as escolas analisam seus resultados e propõem novas ações; na de Nível 2, as escolas apresentam seus resultados e ações e a URE define outras ações; e na reunião de Nível 1, a URE apresenta seus resultados e ações e a Seduc define ações de apoio.

Além dos resultados, será acompanhado também o status dos planos de ação. Portanto, todos os níveis devem se certificar de que seus respectivos planos encontram-se sempre atualizados no site http://gpagil.com.br/

No mesmo site dos planos de ação, será disponibilizado um treinamento para todos os níveis, com todas as informações necessárias para a realização das reuniões. A ideia é que os integrantes dos níveis (Seduc, URE, escola) acessem o site para realizar o treinamento. Todos devem atentar-se aos prazos. Após o treinamento, os participantes receberão certificado de conclusão.

“Estamos em um momento ímpar na educação. O ensino não presencial trouxe grandes desafios aos profissionais da educação e estudantes. Temos intensificado a comunicação com nossas escolas e agora chegou o momento de ampliar o olhar sobre os dados do primeiro semestre (potencial abandono, potencial reprovação e porcentagem de registros pendentes no diário de classe) e avaliar quais caminhos seguir para potencializar a aprendizagem dos nossos estudantes e mantê-los na escola”, assegurou a supervisora de gestão Escolar da Seduc, Ádria Utta.

O Supervisor de Gestão de Resultados da Seduc, Saulo Formiga, destacou que alguns encontros remotos já estão ocorrendo com as escolas e setores que formam a Secretaria para que juntos busquem alternativas na superação dos desafios educacionais, impostos pela pandemia do novo Coronavírus.

“A importância de uma ação como essa é fazer com que a escola perceba que ela é parte integrante da Seduc e de todos os setores que formam essa Secretaria. É fazer com que eles entendam que não estão sozinhos nesse momento de pandemia, nesse momento de atividades não presenciais. É fazer como o Secretário diz: “Não deixar ninguém para trás, cada um segurando a mão do outro”, para que a gente possa tornar a educação pública maranhense mais fortalecida e eficiente, transformando vidas”, ressaltou.

Saulo Formiga destacou ainda que as escutas pedagógicas, realizadas nesse primeiro momento, são uma forma de ouvir as escolas e detectar os problemas e disse que os encontros virtuais servem para fortalecer a união entre os órgãos do Estado.“Nessas primeiras reuniões, estamos estreitando os laços entre as escolas e os vários setores que formam nossa secretaria, acelerando a tomada de decisões e com isso superando os pontos que merecem atenção”, finalizou.

21/09/2020