24/08/2021 6:47 pm

Seduc firma parcerias para fortalecer ações em saúde emocional e odontológica nas escolas

Superintendente de Participação Social, Ismael Cardoso, em reunião com representantes da Universidade Ceuma

Com o intuito de ampliar o atendimento a estudantes da rede estadual de ensino, por meio do “Programa Odontológico na Escola (POE)” e “Projeto Emaranhando Vidas”, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou parcerias com a Faculdade Florence, em encontro realizado ontem (23); e Universidade Ceuma, nesta terça-feira (24). Os encontros aconteceram nas respectivas faculdades e representam um avanço no atendimento em saúde emocional e odontológica a estudantes de escolas públicas da rede estadual de São Luís.

O superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso, destacou importância das parcerias firmadas com as instituições de Ensino Superior, para ampliar o atendimento a estudantes das escolas da rede pública estadual e proporcionar qualidade de vida para todos.

“Estivemos na Faculdade Florence e Universidade Ceuma, onde fomos muito bem recebidos e conversamos sobre duas parcerias, em torno de atendimentos psicológicos e odontológicos dos nossos estudantes. Iremos contar com os estudantes de psicologia do Ceuma, para atender nossos jovens e os nossos professores. A secretaria de Estado da Educação conta com 15 consultórios odontológicos e a universidade também será parceira nesse projeto, assim como a Faculdade Florence”, expressou o superintendente.

A Reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, falou sobre a parceria firmada com a Secretaria. “A Universidade Ceuma está recebendo hoje o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso, e equipe, para conversar sobre projetos entre a Universidade e a Secretaria de Educação. Para a Universidade Ceuma, é um prazer muito grande recebê-los e apoiá-los nesse projeto, com os nossos cursos de Psicologia e Odontologia, formando uma parceria importante entre a Universidade e o Governo do Estado”, destacou.

A supervisora de Projetos Especiais da Seduc, Elisabeth Gomes, comemorou a parceria com a Faculdade Florence no entendimento odontológico dos estudantes e ressaltou que a entidade ofereceu outras possibilidades de atendimentos aos estudantes da rede pública estadual.

“Estou saindo bastante feliz, porque a faculdade ampliou o leque de possibilidade. A princípio, nós falávamos em estágio e eles apresentaram outras demandas que são possíveis efetivar no espaço da escola, para além dos laboratórios, que já existem na escola, também no atendimento para os alunos de escolas que não tenham consultório odontológico. Os nossos alunos podem vir para a universidade fazer esse tratamento e isso é de muita importância”, festejou.

Elisabeth Gomes falou ainda da parceria com a Florence no Projeto Emaranhando Vidas desenvolvido pela Seduc. “Nós também saímos daqui com a ideia de trabalharmos juntos no Projeto Emaranhando Vidas, que tem o foco na saúde mental, e a universidade apresentou várias propostas interessantes que podemos articular com o trabalho que a Seduc já desenvolve. Então, essa parceria com a Universidade Florence e com outras universidades que nós vamos buscar, certamente teremos condições de atender o maior número de aluno possível”, concluiu.

O diretor Acadêmico da Faculdade Florence, Thales de Andrade, também expressou alegria pela parceria formada com a Seduc. “É uma alegria muito grande a ser celebrada por todos nós porque simboliza, uma oportunidade de formação, conhecimento e de promoção da saúde por parte dos nossos alunos e da faculdade, como também uma possibilidade a mais para os estudantes das escolas públicas, que poderão fazer os tratamentos devidos para melhorar a sua saúde e o seu bem-estar”, exprimiu.

O “Projeto Emaranhando Vidas” foi desenvolvido para promover ações de caráter formativo, educativo-informativo, para a comunidade escolar, visando à promoção da saúde emocional na escola, a quebra de tabus, estigmas e preconceitos associados aos problemas de saúde mental. Já o Programa Odontológico na Escola” proporciona aos alunos diagnóstico e tratamento dentário, bem como atividades pedagógicas de Educação e Saúde. As ações contribuem para a aquisição de comportamentos e práticas saudáveis, visando reduzir as taxas de repetência e evasão escolar, e facilitar o acesso da população à consulta e ao tratamento odontológico.

Fonte: Seduc
Data: 24/8/2021
Fotos: J. Aroucha
Texto: Antônio Figueredo

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI