9/11/2022 11:45 am

Seduc fortalece preparação de estudantes para Enem e vestibulares

Aulão do Enem (Foto: Antônio Martins)

O último ano do Ensino Médio é marcado pela escolha de uma profissão, o início de um novo ciclo na vida acadêmica estudantil por meio de um curso superior. Para isso, a principal forma de ingresso é o vestibular. No Maranhão, a procura pelas universidades públicas é grande e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem investido em auxiliar os estudantes a conquistarem a tão sonhada vaga em uma universidade.

Um dos meios é a Plataforma Gonçalves Dias, que foi criada em outubro de 2020, com o objetivo de conectar estudantes e professores a conteúdo de qualidade e apoiá-los no processo de ensino e aprendizagem no sistema remoto.

Em tempos de pandemia da Covid-19, a Plataforma Gonçalves Dias tornou-se importante aliada na oferta de conteúdos para estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino, com a disponibilização de videoaulas, apostilas, roteiros de estudos, questões comentadas, com abordagem de conteúdo de todos os componentes curriculares do Ensino Médio.

Agora, mais uma vez, esse ambiente virtual traz conteúdos exclusivos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se reafirma como suporte para milhares de estudantes que estão se preparando para as provas Enem 2022, que serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro deste ano, além do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), que acontece no dia 27 de novembro, e demais vestibulares.

Nesta semana, até esta sexta-feira (11), das 9h às 11h30, acontecem lives diárias pelo Canal de YouTube da Plataforma Gonçalves Dias, focadas no 1º dia Enem 2022 – Áreas de Linguagens e suas tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No sábado (12), tem simulado Enem on-line na Plataforma Gonçalves Dias, e os links serão divulgados no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br), redes sociais da Secretaria e da Plataforma Gonçalves Dias.

“Nosso desejo é que professores e alunos tenham à disposição essas variadas formas que a tecnologia nos apresenta para aprofundar e melhorar o nível de aprendizagem, contribuindo assim, para que obtenham êxito no Enem, Paes e para toda a vida acadêmica. Conhecimento adquirido é cumulativo e serve para a vida toda, transforma cidadãos”, destacou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

Na plataforma, os estudantes terão ao seu alcance videoaulas de alta qualidade e apostilas, além dos roteiros de estudos e questões comentadas de todos os componentes curriculares voltados para vestibulares, tudo gratuito. O conteúdo da Plataforma Gonçalves Dias também é exibido pela TV Educação, canal aberto arrendado pelo Governo do Estado. A ideia é fazer com que cada vez mais um número maior de estudantes tenha acesso a meios para ampliar seus conhecimentos.

Aulões ao vivo pela TV

A Seduc realizará três aulões com revisões de véspera para os estudantes com transmissão ao vivo pela TV Educação (canal 10.2) e no canal de YouTube da Plataforma Gonçalves Dias.

As aulas serão neste sábado (12), abrangendo os conteúdos do 1º dia de provas do Enem; no dia 19, com as áreas do 2º dia de provas do Exame; e dia 26, focado no PAES/UEMA. Todos serão ministrados das 14 às 17h.

As aulas também acontecem de forma presencial no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), localizado na Liberdade, de segunda à quinta-feira, das 14h às 18h. E em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, conforme programação definida pela própria escola.

 

Fonte: Seduc
Texto: Cíntia Sá
Foto: Antônio Martins
09/11/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI