Já estão abertas as inscrições para três importantes olimpíadas de conhecimento. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019), Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ (6ª edição) e a Olimpíada Brasileira de Biologia (15ª edição). A informação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é direcionada aos estudantes, professores e escolas da rede pública de ensino.
A OBMEP 2019 inscreve até o dia 15 (sexta-feira) deste mês. A inscrição deverá ser realizada pelas escolas, exclusivamente, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível no site www.obmep.org.br.
Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas particulares, bem como professores, escolas e Secretarias de Educação do território brasileiro.
Considerada a maior olimpíada estudantil do mundo, a OBMEP é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), vinculado aos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Educação (MEC).
Olimpíada de Biologia
As inscrições para a XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) são gratuitas e devem ser feitas pelos professores até o dia 21 deste mês, exclusivamente, no portal olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br onde, também, estão disponíveis o regulamento e materiais sobre a competição.
Por determinação da Olimpíada Internacional de Biologia, a idade máxima de participação dos alunos é de 19 anos completos até o dia 1º de julho de 2019. A aplicação da prova da 1ª fase ocorrerá no dia 22 ou 23 de março (sexta-feira ou sábado, das 8h às 12h ou das 14h às 18h). A escola poderá escolher um dos dois períodos.
A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é promovida pelo Instituto Butantan e tem como objetivo despertar o interesse do estudante pela Biologia.
Língua Portuguesa
Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão fazer a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa até o dia 30 de abril pelo portal www.escrevendoofuturo.org.br.
O concurso de produção textual integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A melhor produção de cada gênero Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião, será submetida à apreciação da comissão julgadora municipal. Após essa etapa, serão realizadas as seleções nas etapas estadual, regional e nacional.
Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
07/03/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI