5/05/2016 9:23 pm

Seduc inicia I Formação Continuada de educadores que atuam no Projovem Campo

Educadores que atuam no campo participam da I Formação Continuada do Projovem Campo Saberes da Terra promovido pela Seduc

Com o objetivo de preparar e trocar experiências com os profissionais que atuam na educação do campo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início, nesta quinta-feira (5), à I Formação Continuada do Projovem Campo Saberes da Terra destinada a 80 educadores que compõem as primeiras turmas do programa. Neste momento, participaram da ação professores, coordenadores e cuidadores que atuam nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A formação que inicialmente foi realizada com educadores da Escola Comunitária Eugênio Pereira e Escola Municipal Santa Maria, dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, prosseguirá, até o fim deste mês, para atender professores que atuam nos municípios de Zé Doca, Carutapera, Maracaçumé, Amapá do Maranhão, Vitorino Freire, Coelho Neto, Paraibano, Chapadinha, Timbiras, Alto Alegre do Maranhão, Graça Aranha e Cajari.

A técnica da Seduc, Samira Trindade, destaca que a formação dos professores que atuam no campo é o cerne do programa, que tem que ser voltado para a identidade de homens e mulheres do campo. “Considero de grande importância as formações, pois nos servem como base para nosso convívio com os alunos”, disse a professora de Ciências Humanas, Eliete Silva.

Atualmente com 16 turmas no estado, o Projovem Campo atende cerca de 350 alunos em 14 municípios maranhenses. De acordo com a supervisora de Educação no Campo da Seduc, Clenia Santos, o objetivo é estender o programa com a oferta de mais 20 turmas, em outros municípios maranhenses, com capacidade para atender aproximadamente 900 alunos.

Clenia ressalta, também, a inserção de cuidadores no grupo de profissionais que atuam na educação do campo, como uma das novidades do programa. “Com a integração dos cuidadores no ambiente escolar, os pais que não têm com quem deixar os seus filhos, podem levá-los para a escola e deixá-los com estes profissionais”, explica.

Projovem Campo Saberes da Terra
O Projovem Campo é um programa do Governo Federal, desenvolvido por meio de parcerias com os estados e municípios, que atende jovens e adultos do campo, na faixa etária entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever.

O programa se baseia na Pedagogia da Alternância, que combina dois tempos educativos: Tempo – Escola (período de atividade na escola) e o Tempo – Comunidade (período de atividades na comunidade), com a proposta de currículo integrado a partir de três elementos: eixos temáticos de estudo, área de conhecimento e arco ocupacional.

Texto: Luana Müriella
Fotos/Divulgação