29/09/2020 4:55 pm

Seduc inicia monitoramento dos resultados do primeiro semestre de 2020 das escolas da rede estadual de ensino

Tiveram início nessa segunda (28) as reuniões de nível 3, para o acompanhamento dos resultados do primeiro semestre de 2020 das escolas da rede pública de ensino. As reuniões são realizadas pela gestão escolar, com a participação do articulador regional e representantes da comunidade escolar.

“Foi muito produtiva a reunião que aconteceu em nossa escola sobre o Plano de Ação, tanto no que diz respeito à presença, quanto à participação efetiva dos professores na análise dos indicadores, na identificação das causas, bem como na elaboração das contramedidas. Embora todos os anos a escola elabore seu Plano de Ação, este ano o Programa Mais Ideb proporcionou à rede estadual de ensino uma estrutura mais sistematizada, interligada ao SIAEP, facilitando o gerenciamento das ações e etapas”, destacou a gestora do CE Maria do Socorro Coelho Cabral, Cristiane Silva Carvalho.

Nestas reuniões são monitorados os planos de ação das escolas e os resultados do primeiro semestre de 2020, referentes aos indicadores de potencial abandono, potencial reprovação e porcentagem de registros pendentes no diário de classe.

As reuniões servem também para que as escolas reflitam sobre as boas práticas que estão realizando neste período, fazendo seu registro no site e possibilitando que sejam disseminadas para toda a rede. As informações necessárias para a realização da reunião encontram-se no site www.gpagil.com.br.

A gestora Mary de Jesus Pereira de Oliveira, do CE Lucas Coelho, URE São João dos Patos, exaltou o esforço coletivo nas ações planejadas para a concretização das metas estabelecidas, no sentido de minimizar as adversidades existentes no ambiente escolar.

“A escola foi contemplada com um novo modelo de plano dinâmico e sistematizado. O acompanhamento dos articuladores regionais e estaduais, possibilita maior dinamismo na execução das metas preestabelecidas. Assim, fica evidente, a importância de se trabalhar em equipe”, defendeu.

A gestora Mary de Jesus também enalteceu o CE Lucas Coelho pelos bons resultados obtidos nas avaliações nos últimos anos. “A escola vem se destacando no cenário estadual com bons resultados nas Avaliações do SEAMA e do Ministério de Educação (MEC), com um IDEB de 4.3, o que mantém o C.E.Lucas Coelho na 2ª posição no ranking das escolas da Unidade Regional de São João dos Patos, por dois anos consecutivos”, comemorou.

Esta ação, realizada no âmbito do Programa Mais Ideb, tem o objetivo de melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da rede estadual do Maranhão. No mesmo site citado, está disponibilizado um treinamento para todos os níveis, com todas as informações necessárias para a realização das reuniões, gerando certificado ao concluir.