19/05/2022 11:52 am

Seduc inicia nova itinerância da educação pelo Sul do Maranhão

E sou filha daqui! Eu sou uma de vocês!”, disse a secretária Leuzinete ao iniciar itinerância pelas UREs, por Pastos Bons, sua terra natal!

“Eu sou Leuzinete, filha do seu Brígido, do Fortes (povoado), que morreu há 15 anos. Sou filha de dona Eva. Vocês conhecem a minha casa. Vocês são meus conterrâneos! Eu sou filha daquele lugar. Eu fui alfabetizada em uma mesa naquela varanda. Eu sou uma de vocês. Eu vim daqui. É a primeira vez que Pastos Bons e essa região, se não me engano, tem uma secretária de Estado filha daqui, ocupando o mais alto cargo da educação do Maranhão. Eu sou filha do povoado Fortes, de um homem forte, corajoso que investiu na educação dos filhos. Filha de um homem que não estudou porque não tinha escola, que precisou sair daqui para a capital porque não tinha escola”. Com este depoimento emocionado, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, iniciou, na noite de terça-feira (17), a sua itinerância pelas Unidades Regionais de Educação (UREs). A ação tem o objetivo de ouvir as comunidades escolares e planejar ações que possam dar continuidade ao desenvolvimento da educação do estado.

A visita da secretária começou em Pastos Bons, município onde nasceu, pertencente à URE de São João dos Patos, no Médio Sertão Maranhense, região que atende a 10 mil estudantes da Rede Estadual. Em sua primeira itinerância pelo Maranhão, encontrou-se com estudantes, educadores e servidores do Centro de Ensino Dr. José Neiva, escola da rede estadual de educação que atende a 430 alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No encontro, além da comunidade escolar, estavam presentes a secretária municipal de Educação de Pastos Bons, Claudiana Câmara Guimarães Costa; a gestora da Unidade Regional de Educação de São João dos Patos, Geralda Alves da Costa, entre outras autoridades. Em seu discurso, a secretária destacou que fez questão de começar essas andanças por sua terra natal para levar uma mensagem cheia de incentivo e motivação para a comunidade escolar.

“Trouxe a mensagem de que a educação é capaz de mudar uma vida, porque transformou a minha. Vocês estão, hoje, em um cenário bem diferente daquele que eu vivi. Por favor, aproveitem essa oportunidade! Aproveitem os professores que se qualificaram e, certamente, dão todo o esforço para construírem conhecimento com vocês. Em nome deste estado, que ainda tem indicadores muito perversos, por favor, estudem, avancem para vocês contribuírem para mudar a história de vocês, a história dessa cidade e do estado”, afirmou a  secretária Leuzinete Pereira da Silva.

O estudante Daniel Alves, da 2ª série do Ensino Médio, representando os estudantes, pediu que a secretária, como conterrânea, olhasse com muito carinho para a escola. “Venho aqui pedir para que a nossa professora [secretária] venha aqui olhar para nós com seus olhos carinhosos. Eu falo representando todos os estudantes”, disse aluno, que recebeu da secretária um abraço acolhedor e a palavra de nunca serão esquecidos.

“Estamos emocionados com a visita ilustre da secretária, que é da nossa cidade. A gente se sente honrado com a visita, já que recebemos nos últimos meses, dois secretários em tão pouco tempo”, pontuou a gestora da escola José Neiva, Ezaquiane Garreto.

Na quarta-feira (18), a secretária Leuzinete e equipe visitaram o Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, também em Pastos Bons, e foi recebida com muito carinho e alegria pela comunidade escolar. A escola atende a 273 estudantes. É a primeira da cidade a ofertar Educação Integral.

Ainda em Pastos Bons, também houve uma recepção calorosa durante a visita da comitiva à Unidade Mais Integral (UMI) Theoplistes Teixeira, escola da rede municipal, que atende 320 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A UMI é fruto da parceria com o Programa Mais Integral, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que apoia as redes municipais para implantação da Ensino Integral.

“É uma honra para nós. Quando soube que a secretária viria ficamos muito felizes. Uma pessoa que saiu do povoado Fortes e através da educação chegou até o mais alto cargo de secretária de Estado. A gente se sente privilegiado”, destacou Claudiana Câmara, secretária municipal de educação.

História de superação

São Domingos do Azeitão foi a segunda cidade da URE de São João dos Patos a receber a visita da secretária Leuzinete Pereira da Silva. Na cidade, está o Centro de Ensino Aquiles Lisboa que tem uma história de superação: de pior escola do país no Enem em 2011, a unidade de ensino saltou para a 3ª maior nota do IDEB do Maranhão em 2013, e no último IDEB (2019), ficou entre os quatro melhores desempenhos da região, superando a média nacional. A ex-gestora Leia Cardoso, hoje secretária municipal de Educação de Azeitão relembra as ações que fizeram a escola alavancar seus indicadores.

“Logo depois que recebemos aquela triste notícia que teve repercussão nacional, a secretária Leuzinete, então adjunta, veio nos motivar. E ali começou uma jornada de superação. Hoje, nosso município colhe os frutos das ações pedagógicas e investimentos para que a comunidade revertesse aquele quadro”, frisou.

Ex-aluna da escola, Vanessa Araújo é um dos estudantes egressos frutos desse trabalho pedagógico. Hoje, é graduada em Letras e atua na equipe técnica da Assistência Social municipal. “O CEAL forjou meu caráter e dos meus colegas, aquele momento difícil que enfrentamos nos serviu de lição para o que vivemos hoje”, revelou à secretária Leuzinete Pereira da Silva, ao prefeito Júnior do Posto e à equipe de professores da escola.

Balsas

No município de Balsas, a secretária Leuzinete Pereira da Silva e equipe se reuniram com gestores das 47 escolas que compõem a Unidade Regional da Educação responsável pelo atendimento de cerca de 10 mil estudantes. A Regional de Balsas obteve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do estado em 2017 e 2019.

“Nós estamos honrados e muito felizes porque a itinerância da secretária Leuzinete iniciou pela regional de Balsas. Aqui tivemos o privilégio de receber inúmeras ações na gestão do governador Flávio Dino em todos os municípios e somos gratos por isso”, apontou Flávio Damasceno, gestor da URE.

Aos gestores escolares, a secretária apontou que o governador Carlos Brandão tem o compromisso de continuidade e de avanços necessários na Educação. “Em seu discurso de posse, o governador Carlos Brandão deixou claro que a educação é uma prioridade, por isso, está promovendo os avanços necessários para vencer os desafios da nossa educação, principalmente o desafio da aprendizagem”, ressaltou.

Novas Unidades Regionais de Educação devem receber a visita da secretária de Educação nos próximos dias, conforme cronograma que será divulgado pela Seduc. A ideia é percorrer as 19 UREs do Estado.

 

Fonte: Seduc
Texto: Raphael Garreto e Regina Souza
Fotos: Cinaldo Oliveira
19/05/2022

 

Galeria de fotos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI