19/10/2022 5:20 pm

Seduc oferece curso para educadores do Maranhão em parceria com o Vivescer

Com objetivo de oferecer uma formação para professores com foco na melhoria da aprendizagem e redução de conflitos na escola, trazendo ferramentas para lidar com os desafios da volta às aulas presenciais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Vivescer, está com inscrições abertas para o curso: “Acolhimento e Bem-estar na Sala de Aula”. As inscrições podem ser feitas pelo site: vivescer.org.br.

Essa formação traz ferramentas práticas para lidar com desafios importantes, como alunos ansiosos, estressados e com dificuldade de aprendizado. Cada módulo vem com um passo a passo simples e prático, que ajuda professores de todas os componentes curriculares.

O curso oferece certificado de 40h do Instituto Singularidades e todo o material disponível vai ao encontro das diretrizes da BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e do Novo Ensino Médio, e pode ser acessado de qualquer plataforma. Os educadores têm um prazo de 40 dias para conclusão do curso pelo site: vivescer.org.br.

A iniciativa promove a cultura do acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria. “Estamos vendo crises generalizadas de ansiedade em várias escolas brasileiras. O retorno às aulas presenciais aprofundou desafios importantes entre os alunos, não só emocionais mas também de aprendizado. Nesse novo curso, professores encontrarão formas criativas e práticas de fortalecer os laços com os jovens”, comenta Vanderson Berbat, diretor do Instituto Península.

A Supervisora de Projetos Especiais da Seduc, Elisabeth Gomes, destacou a importância da formação para a atividade docente. “É muito importante que o educador faça o curso. É uma possibilidade de ajudar os professores a criarem uma cultura de acolhimento na escola. Sabemos da necessidade que existe em de fazer isso no espaço escolar. O curso trabalha essas estratégias de acolhimento para que consigam evitar situações mais graves no ambiente escolar”, concluiu.

18/10/2022