29/10/2015 9:41 pm

Seduc participa da I Marcha Municipalista do Maranhão

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa da I Marcha Municipalista do Maranhão, que acontece nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), no Rio Poty Hotel, junto com as demais secretarias de Estado. A I Marcha Municipalista do Maranhão tem como tema “Crise e Conscientização – Prefeitos em Busca de Soluções”, uma referência às dificuldades financeiras pelas quais passam os municípios, diante da crise econômica enfrentada pelo país.

Durante o evento, serão realizadas oficinas temáticas, que abordarão temas de interesse da municipalidade – comunicação e negociação no setor público, elaboração de projetos e práticas sociais, licitações e contratos – e reuniões políticas.

No stand da Seduc, uma equipe técnica estará atendendo os prefeitos e secretários de Educação dos municípios para ouvir as demandas, prestar informações e encaminhar soluções sobre os Planos Municipais Educação (PMEs), o processo de Municipalização da Educação e sobre os programas estaduais como o Escola Digna e Programa Estadual de Transporte Escolar (PEATE), onde os municípios além de tirar dúvidas também podem resolver pendências.

“A Marcha Municipalista está sendo fundamental para fomentar as informações aos municípios. Estamos aqui tirando dúvidas, agilizando processos, resolvendo pendências ao mesmo tempo discutindo sobre o que, juntos, estado e municípios podem fazer para melhorar a educação no estado”, destacou a superintendente de Planejamento da Seduc, Ângela Maria Rodrigues Pinto de Melo.

No primeiro dia da Marcha foram realizados 20 atendimentos, a maioria relativos ao Escola Digna, PEATE e a recursos para construção de escolas. Vagtônio Brandão, de Buritirana, município que fica 800 quilômetros de São Luís, veio em busca de realizar convênios e resolver pendências antigas em várias secretárias. No Stand da Seduc encaminhou soluções para pendências sobre dois convênios – um de construção e outro de reforma de escola. E vai voltar para o município com recursos de uma parcela do transporte escolar em caixa. “Pra nós que moramos longe, é um problema muito grande. Quando a gente chega aqui, para resolver os problemas de secretaria em secretaria é uma correria e nunca dá tempo. E quando o governo coloca todas as secretarias em um só lugar facilita muito. Por isso o Governo está de parabéns”, enfatizou o prefeito