26/05/2023 7:51 am

Seduc participa de reunião com secretários estaduais de Educação de todo o país, em Manaus

Reunião Extraordinária do CONSED em Manaus

Secretários estaduais de Educação de todo o país estão reunidos, em Manaus, no Estado do Amazonas, para discutir as políticas nacionais de Educação. A Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) teve início nesta quinta-feira (25), e contou com a presença da secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, que no evento representou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. O Encontro segue até esta sexta-feira (26).

“Muito valorosa a reunião do CONSED no Amazonas. O Maranhão é agraciado por participar tanto da Amazônia Legal quanto do Nordeste, e estar aqui é uma oportunidade para o Maranhão também seguir discutindo educação no momento em que o Ministério da Educação reabre o diálogo com esses secretários de estado. Certamente, com a força do coletivo no território nacional conseguiremos caminhar para fazer uma educação básica de qualidade, da Educação Infantil ao Ensino Médio”, destacou Nádya Dutra.

A vice-presidente do CONSED, Raquel Teixeira, destacou a importância da Reunião, para combater as desigualdades no país. “Cada vez que os secretários se reúnem, traçamos metas, analisamos cenários, e definimos ações articuladas para que a educação brasileira seja cada dia menos desigual. Combater a desigualdade é a grande tarefa da educação, une caminho para um país justo, solidário, democrático, tolerante e feliz”, expressou.

A Reunião também conta com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE); e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

O Encontro tratou, entre outros pontos, sobre “Acordos de Cooperação Técnica para Avaliação da Alfabetização (Manoel Palácios); “Ações Estratégicas SASE (Maurício Holanda); e “Ações Estratégicas do FNDE” (Fernanda Pacobahyba).

“Os estados têm instrumentos de avaliação próprios, mas alinhados com o Inep. Há diferenças curriculares, de perspectivas nas coordenações de alfabetização das secretarias, coordenações pedagógicas. É preciso abrir algum grau de diversificação nas perspectivas, para fortalecer esse esforço das equipes pedagógicas. Eu não acredito em nenhuma solução centralizada para a educação. Qualquer solução para os problemas educacionais implica colaboração e descentralização”, proferiu Manoel Palácios, presidente do INEP.

O secretário da SASE, Maurício Holanda, considera os encontros do CONSED fundamentais para união de forças na luta por uma educação igualitária e de qualidade. O Encontro é importante, porque aqui os secretários de educação conversam, articulam compartilham suas experiências, congregam suas dúvidas, seus interesses, no sentido também de conversar juntos com o Governo Federal e unir forças”, proferiu

Hoje (26), a Reunião segue com “Agenda da Aprendizagem: devolutiva dos secretários líderes; e debate sobre diversos assuntos, como Ensino Médio, avaliação, tecnologia, valorização de professores, financiamento, entre outros.

Secretária Adjunta, Nadya Dutra, representou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, na Reunião do CONSED, em Manaus.

Fonte: Seduc
26/05/2023
Fotos: Eduardo Colin

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI