Segundo o relatório apresentado, o IDH Maranhão na área da educação evoluiu aproximadamente 27,4%, entre 2010 e 2021
Na tarde da última quarta-feira (25), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), aconteceu a décima segunda reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, que foi coordenada pelo deputado Arnaldo Melo (MDB), com a presença também dos deputados Florêncio Neto (PSB), Solange Almeida (PL), Ricardo Arruda (MDB), Fernando Braide (PSD), e Ariston (PSB). A secretária adjunta de Educação, Nádya Dutra, compareceu à reunião representando o Governo do Maranhão e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A reunião teve como objetivo apresentar os dados relativos à educação no Brasil e no Maranhão, levantados por diversos institutos. No Maranhão, os gráficos demonstram que o Estado tem se empenhado em melhorar os indicadores do IDH, principalmente na área da educação.
Segundo o relatório apresentado, o IDH Maranhão na área da educação evoluiu significativamente nos últimos anos, passando de 0,562 em 2010 para 0,716 em 2021, representando um aumento de aproximadamente 27,4%.
“Fico muito feliz em observar tais dados, pois eles representam os esforços do Governo do Maranhão e das Prefeituras na promoção da escolarização da população jovem e adulta, além do aumento da frequência dos jovens nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Além dos investimentos realizados para reduzir a taxa de analfabetismo e garantir o acesso à educação profissional para jovens e adultos”, ressaltou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão.
“Participamos dessa importante reunião a convite da frente parlamentar, que debateu o IDH da educação, que vem melhorando, mas sabemos que ainda temos muitos desafios. Para os próximos anos, a prioridade será ampliar as ações do Pacto pela Aprendizagem, com foco no combate ao analfabetismo e na garantia da alfabetização de todas as crianças. Além disso, serão realizados esforços para expandir a educação integral e o acesso à educação profissional. Essas áreas ainda apresentam desafios que precisam ser enfrentados. O Maranhão todo já vem apresentando melhores índices e com esforços reunidos, seguiremos em um círculo virtuoso, oferecendo desde os pequenininhos até os idosos uma educação pública de qualidade”, destacou a secretária Adjunta Nadya Dutra, presente na reunião.
O deputado Arnaldo Melo afirmou que a comissão participa de uma série de debates acerca da temática, no intuito de ampliar o diálogo e avançar ainda mais nos números da educação no nosso estado. “No mês de novembro, mais precisamente dia 21, nós teremos uma reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza para debate sobre empregabilidade e renda, porém, antes mesmo desta data, iremos continuar discutindo o tema educação, que é bastante amplo e precisa de nossa atenção especial”, frisou Arnaldo Melo.
Compondo a mesa como convidados estiveram presentes a superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayra Nina Costa, o analista de Planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Ricardo Costa e Silva; o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paulo Catunda e o superintendente regional de Colaboração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Paulo Mendes.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI