A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, nesta semana, em Brasília, da reunião do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei). Na pauta do encontro a criação da frente parlamentar da educação indígena e a realização de um fórum que acontecerá no mês de outubro, na capital federal, com participação de todas as etnias existentes no país.
Representando o Estado do Maranhão, a Supervisora de Educação Indígena da Seduc, Gildete Dutra, avaliou o encontro. “Foi um momento produtivo e oportuno para a discussão da educação escolar indígena com vistas a uma educação específica diferenciada”, destacou.
Na reunião estiveram presentes membros do Fórum, entre eles o coordenador do Fneei e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gersem Baniwa, e a Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Ivana Siqueira.
Os indígenas são 0,47% da população brasileira, num total de 817.963 habitantes, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 em áreas urbanas, conforme resultados preliminares do Censo Demográfico feito pelo IBGE em 2010. No Maranhão, existem 11 povos indígenas, distribuídos em 23 municípios.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI