28/06/2021 12:24 pm

Seduc participará de Live referente ao Dia da Conectividade nessa terça-feira (29)

Nessa terça-feira (29), às 11h, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participará da Live Dia C – Dia da Conectividade, destinada a gestores escolares. A ação faz parte da campanha Nossas Escolas Conectadas, organizada pela Fundação Lemann, Sincroniza Educação e Nic.br e parceiros, para apoiar secretarias de educação e escolas de todo o país a instalar o Medidor SIMET. O evento ocorrerá no canal YouTube desta Secretaria.

O objetivo é auxiliar os gestores no monitoramento e diagnóstico da internet e apoiá-los nas melhores tomadas de decisão para a criação ou implantação de políticas públicas de qualidade. Os números colhidos pelo Medidor SIMET são públicos e registrados em um Mapa Nacional de Conectividade, no qual os secretários e diretores podem consultar os dados de velocidade e outras informações sobre internet da sua escola.

A Live Dia C – Dia da Conectividade terá a participação do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e dos representantes da Sincroniza Conecta: Cibely Martins, Jeferson Ganda e Bianca Ceres.

A Campanha Nossas Escolas Conectadas propõe que as redes de ensino organizem um dia para fazer a instalação do Medidor em todas as suas escolas – o Dia C, Dia da Conectividade. Se desejarem, as redes podem contar com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), da Fundação Lemann e da Sincroniza Educação para a realização do Dia C.

Medidor SIMET é considerado um dos melhores instrumentos para identificar em quais unidades de ensino alunos e professores ainda necessitam de acesso à internet de qualidade. Recentemente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fez uma parceria com NIC.br para levar o instrumento para outros países, por meio do Projeto GIGA.

Com o medidor instalado, é possível ter um melhor diagnóstico da situação das escolas e formular soluções que aumentem o número de unidades conectadas com velocidade de internet adequada, garantindo acesso para um aprendizado dos estudantes e á prática docente.

“Todos podem se envolver nesse momento para conseguirmos instalar esses medidores de conectividade e, aí, sim, ter os dados que precisamos para poder fazer um bom uso da internet, garantindo o uso pedagógico”, diz Cristieni Castilhos, gerente de Conectividade da Fundação Lemann.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
28/06/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI