29/08/2023 5:23 pm

Seduc planeja melhorias de aprendizagem para alunos da rede pública estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da secretaria adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem iniciou, nesta terça-feira (29), encontros formativos com gestores escolares, para avaliação diagnóstica de dados do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e Fluxo Escolar, com foco na recomposição da aprendizagem.

A formação tem como objetivo principal apoiar a equipe gestora na interpretação desses dados, visando o planejamento, acompanhamento e monitoramento da recomposição da aprendizagem e do fluxo escolar. A partir desse momento formativo, as escolas vão elaborar seus planos estratégicos de recomposição, que servirão de base para a melhoria do desempenho escolar e da permanência dos estudantes, considerando os resultados por turma/escola e suas metas para a conclusão do ano letivo em curso.

“A ideia da reunião é que os gestores escolares conheçam e analisem os dados do SEAMA para que possam traçar as melhores estratégias para o planejamento da escola, a fim de melhorar os indicadores de aprendizagem dos estudantes”, ressalta Eliane Carneiro dos Santos, Supervisora de Gestão Escolar.

Para envolver todas as escolas regulares de tempo parcial da rede, as turmas foram organizadas por regional, sendo 06 por turno, nos dias 29 e 30 de agosto. A equipe de formadores é composta por técnicos da Supervisão de Gestão Escolar e da Supervisão de Avaliação Educacional, que discutem a temática e orientam os gestores participantes a multiplicarem essa formação com todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede pública estadual.

Para reforçar a recomposição da aprendizagem, a Seduc tem realizado desde o último dia 05, os “Aulões Mais Ideb”, que acontecem nas 19 unidades regionais da rede de ensino do Maranhão.

“Com essas ações, a Seduc segue com o compromisso de qualificar as equipes escolares e o trabalho pedagógico desenvolvido em nossas escolas”, conclui Eliane.

29/08/2023