19/01/2023 9:26 am

Seduc prestigia solenidade de formatura de alunos do CACEM no Teatro João do Vale

Uma grande festa tomou conta do Teatro João do Vale, na noite desta sexta-feira (13), durante a solenidade de formatura da Turma “Mosaico” do Curso Técnico em Teatro, ofertado pelo Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM). O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, da supervisora de Educação Profissional da Seduc, Josélia Castro, além de diversos convidados.

“Estamos no palco do Teatro João do Vale jogando luz sobre o talento do Maranhão, na formatura dos alunos do Centro de Artes Cênicas. Mais uma turma que a sociedade maranhense recebe, com o talento da dramaturgia, que é característica do Maranhão, em todas as linguagens da arte. O Governo Carlos Brandão segue reafirmando o seu compromisso com a arte, cultura e com a educação do estado”, destacou a secretária de Educação.

O nome “Mosaico” faz referência à composição e organização dessa Turma na instituição, numa diversidade de pessoas, oriundas de turmas diversificadas já iniciadas em períodos diferentes, que praticaram conhecimentos do fazer teatral como recorte e colagem formando um só mosaico.

“Hoje é um dia muito especial, nós, professores de teatro, estamos formando a segunda turma do ano de 2022, uma turma especial, que foi um resgate da nossa escola de teatro, devido às dificuldades do período da pandemia. A Secretaria de Educação criou um “intensivão”, para que os alunos não perdessem o ritmo e concluíssem o Curso Técnico em Teatro”, ressaltou a diretora do CACEM, Marta Brasil.

A estudante Mirian Mendes falou emocionada sobre a importância do Centro de Arte em sua vida. “O que sinto agora é gratidão e muita tristeza porque o CACEM me formou como artista e agora terei que deixar esse lugar. Apesar de todos os altos e baixos, o Centro sempre nos motivou a pesquisar e aprender muito mais, e isso me deixa emocionada porque essa casa se tornou a minha casa e agora vou deixá-la por um tempo”, expressou.

A solenidade iniciou com apresentação da música ‘The Boss’, da cantora Diana Ross, com interpretação e direção de Mirian Mendes, execução e coreografia de Daniara Boaes, com a participação de Alexia Alves, iluminação de James Lopes, e colaboração de Nonato Pinheiro e Olívia Oliveira. Na quinta-feira (12), a Turma Mosaico já havia apresentado ao público maranhense o “Espetáculo Mosaico”, no Teatro Arthur Azevedo.

O CACEM iniciou suas atividades em março de 1997, neste estágio sendo conveniado com a Secretaria de Estado da Cultura. Em 1999, foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, passando para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em outubro de 2021. Desde o início de suas atividades, o Centro já formou mais de 230 atores e atrizes, e promove a seleção de novos atores geralmente a cada semestre. O Centro contribui para formação de técnicos como: Ator/Atriz, Dançarino, Indumentarista, Iluminador e Aderecista.

A cerimônia contou ainda com a participação do diretor do Teatro João do Vale, Gilberto Mineiro; da paraninfa da turma, Ivoni Araujo Silva; do professor Orientador da Prática de Montagem, Josimael Pinheiro Caldas, além dos padrinhos e das madrinhas dos formandos, e ainda de Renata Barcellos, pós-doutora em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e crítica teatral, e que faz parte, juntamente com Josimael Caldas, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão.

Formandos

A Turma “Mosaico” de Prática de Montagem CTT 02 é a de número 141 a se formar no CACEM, e é composta pelos formandos: Alice Morais Ribeiro, Beatriz Alexia Pereira Alves, Daniel Durans Ribeiro, David Cássio Silva de Jesus, Fabianne Vianna Rodrigues Ferreira, Francyelle Viegas Alves, Idiandra Cantanhede Nunes, Jéssica Braga Monteiro, Luiz Fernando Ramos dos Santos, Maria Clara Viana Cardoso, Miriam Mendes Nunes, Mirinele Araujo Costa, Pedro Vitor Oliveira Serra, Silas Eduardo Carvalho Oliveira e Thársis Gabrielle Araújo e Silva Belém.

Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira
14/01/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI