14/02/2017 5:23 pm

Seduc promove capacitação de gestores e professores para implantação do Projeto Xadrez na Escola

foto 2 - xadrez na escola

Professores e gestores de 8 escolas participam da capacitação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta terça (14) e quarta-feira (15), a primeira etapa de capacitação de gestores e professores que irão atuar como coordenadores escolares do Projeto Piloto de ‘Xadrez nas Escolas’, que será desenvolvido pelo governo do Maranhão em parceria com o bicampeão mundial de xadrez, Rafael Leitão.

O projeto será desenvolvido, inicialmente, nas seguintes unidades escolares da rede estadual: C.E. Barbosa de Godóis, U.I. Jackson Lago, Cintra, C.E. Sagarana II, C.E. Estado do Rio Grande do Norte, C.E. Colégio Militar 2 de Julho, U.I. Maria Firmino dos Reis e C.E. Estado do Mato Grosso, e deve atender cerca de 800 estudantes.

A primeira etapa da capacitação, que aconteceu no auditório da Seduc, foi ministrada pelo carioca Luiz Loureiro, um dos maiores enxadristas brasileiros. Ele destacou a importância de levar o xadrez para os alunos das escolas públicas.

foto 3 - xadrez na escola

Luiz Loureiro destaca importância do xadrez no processo educativo

“Acho importante, antes de tudo, pela questão da opção que será dada aos alunos, de dar um contraste. Em geral, quando falamos de esporte nas escolas, a maior parte deles é físico, barulhento e externo. E o xadrez não, é um pouco íntimo, silencioso e muito reflexivo, claro que muitos esportes requerem raciocínio, mas, no xadrez isso é muito mais forte, e esse simbolismo é muito atraente para as crianças. O jogo é muito educativo porque impõe um senso de responsabilidade, você tem toda liberdade para decidir o lance que você vai fazer e fica preso às consequências que ele atrai. Então isso traz para as crianças a ideia que ela pode melhorar o raciocínio, se aprimorar e respeitar o adversário, porque isto é o que permite a brincadeira”, destacou o enxadrista.

Durante a capacitação que terá carga horária de 16 horas, os gestores vão ter um panorama geral sobre o xadrez, desde a história, a filosofia, o sentido do jogo, as contribuições para o desenvolvimento do raciocínio e, principalmente, sobre as regras e os detalhes de uma partida de xadrez.

“Aqui, os professores devem tirar todas as dúvidas sobre os desafios que eles terão na escola ao trabalharem o xadrez com seus alunos. Depois dessas 16 horas de treinamento, mesmo que não conheçam nada, eles vão estar capacitados para dar aulas de xadrez”, disse Rafael Leitão, que é o coordenador geral do projeto e vai percorrer cada uma das escolas para realizar a aula inaugural, prevista para março.

Para os professores e gestores que participaram da capacitação, destacaram a importância do projeto. “Esse projeto é muito importante e tem tudo para dar certo, por entender a importância do xadrez, que tem a capacidade de desenvolver o aluno em sua plenitude, em sua questão intelectual, isso ajuda muito no desenvolvimento físico, pessoal, e da própria noção de aprendizagem desse aluno a médio e longo prazo. Então só vem somar”, destacou Marvel Martins, gestor adjunto da escola Barbosa de Godóis.

“Para a gente vai ser um grande desafio usar essa ferramenta no dia a dia da escola. E estamos confiantes no desenvolvimento que o projeto trará para os nossos alunos”, Lilian Barros, professora de Matemática do Sagarana II.

Nos dias 21 (terça-feira) e 22 (quarta-feira) acontece a segunda etapa de capacitação, que desta vez será ministrada pelo enxadrista Alexander Sigrist, de São Paulo.

foto 1 - xadrez na escola

Bicampeão mundial de xadrez, Rafael Leitão, e o carioca Luiz Loureiro, um dos maiores enxadristas brasileiros ministraram a formação

Fonte: Seduc
Foto/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI