26/06/2020 6:41 pm

Seduc promove Encontro virtual com professores de Escolas da rede pública Piloto

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área educacional, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu o I Encontro Virtual sobre os Componentes Curriculares Projeto de Vida e Eletivas com os professores de escolas da rede pública que integram o projeto piloto da ação. O evento, que ocorreu nos dias 22, 23, 25 de junho e encerrou nesta sexta-feira (26), contou com a participação dos palestrantes Katia Smole, diretora Executiva do Instituto Reúna e ex-Secretária de Educação Básica do MEC; Hanna Danza, Especialista em Projeto de Vida e Gustavo Mendonça, Especialista em Políticas Educacionais.

A formação envolveu 29 escolas e durante os dias que durou o encontro discutiu com professores de escolas piloto temas de grande relevância para a educação do Maranhão, como Projeto de Vida e Eletivas, foco principal da capacitação. O evento foi dividido em dois momentos. Um grupo participou do debate virtual na segunda e terça-feira e o outro se reuniu na última quinta-feira (25), e hoje, sexta-feira (26), finalizou a sua participação.

O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro iniciado,  para um grupo de professores de escolas piloto e discutiu Projeto de Vida. Na terça-feira (23), o grupo discutiu as Eletivas. O segundo momento do Encontro aconteceu nos dias 25 e 26 de junho e será destinado a outro grupo de professores também de escolas piloto. Os encontros tiveram a mesma dinâmica para os dois grupos de participantes.

 Viviane da Silva Sousa, professora de Biologia do Centro de Ensino Liceu Maranhense, declarou que o I Encontro Formativo para professores das escolas piloto foi esclarecedor e muito importante para consolidar a implantação do novo Ensino Médio nas escolas de tempo parcial, onde as disciplinas diversificadas, como Projeto de Vida e Eletivas, são novidade.

“Foi importantíssimo ouvir palestrantes especializados no assunto e professores que já vivenciam diariamente essa mudança na estrutura curricular do Ensino Médio. O projeto de vida é fascinante, mas são as eletivas que me deixam ainda mais empolgada, pois elas vão possibilitar o aprofundamento de alguns conteúdos da BNCC de uma forma bem mais atrativa para os estudantes”, externou.

Eliúde C. Pereira, professora de Língua portuguesa do CE Dr. Clarindo Santiago elogiou O Encontro Formativo realizado pela SEDUC, que segundo ela, mostrou-se bastante exitoso, propiciando uma rica oportunidade de aprendizagem.

“Os especialistas convidados conseguiram apresentar as temáticas com muita propriedade, munindo os participantes com os subsídios necessários para aplicação nos momentos de construção coletiva. Outro aspecto que deve ser destacado é o fato de o Encontro ter sido realizado totalmente de modo virtual e, a respeito disso, ter alcançado seus objetivos, inaugurando talvez uma nova perspectiva de formação docente na rede, mais prática e com menos custos. Parabéns à equipe organizadora”, avaliou.

A supervisora de Currículo Escolar da Seduc e Coordenadora do evento, Socorro Fortes, afirmou que as informações obtidas no encontro serão fundamentais para auxiliar professores na oferta de um ensino de qualidade, onde a valorização do ser humano é essencial para a construção de uma escola eficiente, considerando os aspectos da vida do estudante.

“Esse encontro ajuda na ampliação dos conhecimentos de professores, tanto do ponto de vista conceitual, quanto da prática pedagógica, para que possam incorporar outros elementos para o aprofundamento com as outras áreas. Projeto de Vida e Eletivas têm dimensões socioemocionais e como podem contribuir para o professor e ainda ser desenvolvidas nas escolas? Esses componentes Curriculares são fundamentais para a formação do aluno e ainda auxiliam na prática do professor. Esses elementos estão sendo discutidos neste encontro, daí a sua importância”, declarou.

A formação iniciou com abordagem de Kátia Smole sobre “Perspectivas de mudanças da Lei Nº 13.415/2017, que tece o Ensino Médio, inclusive com reestruturação curricular. Em seguida, Hanna Danza falou sobre a perspectiva de formação dos jovens no processo da aprendizagem: dimensões conceituais e metodológicas, abordando questões norteadoras sobre Projeto de Vida. Um dos questionamentos se referia à como o Projeto de vida pode ser desenvolvido enquanto componente curricular obrigatório ou como abordagem transversal no processo da aprendizagem.

Katia Smole palestrou sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio e defendeu como essencial um ensino que leva em consideração a formação geral do estudante. Smole ainda fez elogios à Seduc pela organização do Encontro e declarou que participar do evento foi uma grande satisfação.

“A proposta de um ensino médio mais adequado ao jovem do século 21, que leva em consideração seu protagonismo, seu projeto de vida e sua formação geral básica aliando com itinerários formativos, é essencial para alcançar a inovação prevista. Por isso, o encontro organizado pela equipe da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão é essencial e muito importante. Foi uma alegria ver esse movimento e dele participar”, revelou.

Pela manhã, as abordagens foram sobre orientações e encaminhamentos e à tarde houve discussões sobre a Construção coletiva de uma proposta didática de Projeto de Vida para o 1º ano e Relatos de experiências com Projeto de Vida nas escolas de Tempo Integral e nos Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), conduzidos pela Equipe Técnica dessas Escolas e pela Equipe Estadual do Programa Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC).

No dia (23), a Equipe Estadual do (PROBNCC) e do Apoio Técnico de Escolas de Ensino em Tempo Integral debateram sobre a oferta de eletivas como garantia dos interesses e aspirações dos estudantes: dimensões pedagógicas e organizacionais. Questões norteadoras sobre eletivas também foram discutidas, entre elas a de como as escolas podem se organizar para a oferta de eletivas; como estas podem ser estruturadas nos arranjos curriculares e também debaterá se existe um perfil docente para o ensino de eletivas, entre outros assuntos.

Ainda na tarde de terça-feira (23), aconteceram um momento de produção e uma simulação de abordagens de eletivas para o 1º ano e apresentações de experiências, com a socialização de relatos das Escolas de Ensino em Tempo Integral e escolas piloto. O Encontro também contou com a participação de gestores e coordenadores pedagógicos.

“A oportunidade de dialogar com a rede do Maranhão nesses dois encontros foi muito rica em trocas de experiências. Essas formações são fundamentais para refletirmos sobre práticas tão importantes para o Novo Ensino Médio, como é a flexibilização curricular e a conexão dos currículos com o projeto de vida dos estudantes. Agradeço muito o convite e espero que tenhamos mais oportunidades de realizar esses encontros”, expressou o prof Gustavo Mendonça, que ministrou a palestra sobre eletivas que está na programação, no dia 23 e também nesta sexta-feira (26).

Fonte: Seduc

Fotos: Divulgação

Texto: Antônio Figueredo

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