8/06/2021 5:25 pm

Seduc promove formação para professores que atuam na Educação do Campo e Quilombola

Com o intuito de promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes em suas comunidades, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dará início, nessa quarta-feira (9), à Jornada Pedagógica para formar professores que atuam na Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola. O evento acontecerá também nos dias 10, 11, 15, 16 e 17 de junho e será transmitido pelo canal do YouTube, a partir das 9h.

A ação consiste em Formações Continuadas para ampliar os conhecimentos e as discussões acerca de temas que propiciem aos professores a incorporação de conteúdos sobre os Pilares da Pedagogia da Alternância e seus instrumentos pedagógicos nos espaços formativos, Currículo, Política da Educação do Campo e Diretrizes para o Ensino Remoto e Híbrido, além de utilização de metodologias ativas adequadas.

Entre os temas propostos que serão abordados durante a formação, estão Movimento Negro e Educação: políticas de educação para as relações étnico-raciais e a construção de uma sociedade sem racismo; Análise de Implementação da Educação das relações étnico-raciais na rede estadual de ensino do Maranhão; Ensino Híbrido e o uso das Metodologias Ativas na Educação do Campo; Apresentação da Aplicação da Metodologia Participativa dos Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na escola da rede do Estado, entre outros.

A Jornada Pedagógica abordará conteúdos pertinentes conforme preceituam os marcos regulatórios das Políticas de Educação, Resoluções e Referencial da Educação do Campo, Educação para as relações étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola. A ação ampliará as discussões e auxiliará na construção de propostas que consolidem o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes visando à qualidade da oferta do ensino.

As Formações ofertadas pelo Governo do Estado configuram importantes instrumentos para a apreensão de novos conhecimentos. A assessora de Educação do Campo e Quilombola, Marinildes Martins, destacou a importância do evento para ajudar professores na busca de novos aprendizados, visando ao conhecimento dos estudantes.

“A educação brasileira vem passando por modificações a partir das diretrizes da legislação educacional e isso demanda que professores acompanhem essas mudanças, aprendendo novos conceitos e redimensionando suas práticas pedagógicas para que a proposta de ensino e aprendizagem alcance o estudante em sua plenitude”, ressaltou.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
08/06/2021

Publicações

 

Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC

Contato

Fones:
(98) 3194-7700

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 2800166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI