18/09/2020 5:10 pm

Seduc promove reuniões com as UREs para orientar gestores escolares na operacionalização das atividades não presenciais

Foto: divulgação

Com o intuito de orientar gestores escolares na operacionalização das atividades não presenciais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem (SAGEA), deu início, no dia 11 de setembro, a uma série de reuniões com as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

As reuniões acontecem de modo remoto, em dois momentos distintos: o primeiro ocorreu no período de 11 a 15 de setembro, sob a coordenação dos supervisores de Gestão Escolar, Ádria Utta; e Gestão de Resultados, Saulo Formiga e contou com a participação de gestores regionais, articuladores estaduais e regionais do Mais Ideb; e dos gestores das escolas da rede estadual.

Esse momento contemplou duas URES por encontro e teve como objetivo orientar o gestor escolar para o desenvolvimento de uma agenda eficaz que atenda às especificidades da escola no desenvolvimento das atividades não presenciais;

O segundo momento, que teve início no dia 14 deste mês e segue até 30 de setembro, está sendo coordenado pelos Articuladores Estaduais do Mais Ideb, com a participação dos articuladores regionais e gestores escolares. Estes encontros acontecem em agendas individualizadas para promover a escuta ao gestor escolar e aproximar-se da realidade da escola, buscando realizar intervenções quando necessário.

“É muito bom participarmos de momentos assim, nos fortalece e enriquece pedagogicamente. É bom saber que estamos passando pelas mesmas dificuldades e melhor ainda é saber que a SEDUC está ao nosso lado, em cada ação, cada devolutiva, sempre nos dizendo: estamos aqui, estamos com vocês! Obrigada”, proferiu a gestora geral do CE Aniceto Mariano Costa, no município de Matinha, Neusa Silva Mendonça.

Saulo Formiga destacou a importância dos encontros virtuais para o alinhamento e orientações sobre as atividades não presenciais que estão sendo desenvolvidas pelas escolas da rede estadual, para amenizar os impactos educacionais, causados pela pandemia.

“Estamos reunindo esses articuladores regionais, junto com os estaduais e com o gestor escolar individualmente, para que a gente possa receber a devolutiva desse gestor escolar, mostrando quais são os desafios que ele está enfrentando, quais são as grandes dificuldades sobre tudo nas várias demandas que nós temos enquanto Seduc, para que juntos possamos alcançar as metas desejadas”, expressou.

A Supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Ádria Utta, ressaltou a importância das reuniões e defendeu a orientação junto aos gestores escolares para fortalecer suas ações, na luta em defesa da aprendizagem dos estudantes da rede pública do Estado.

“As reuniões de trabalho com as UREs são um importante momento de compartilhar ideias e fortalecer a ação do gestor escolar para efetivação das atividades não presenciais, sempre considerando o bem-estar dos nossos estudantes e servidores e tendo como foco principal a aprendizagem e manutenção do vínculo do estudante com a escola”, exprimiu.

18/09/2020