18/11/2016 9:19 pm

Seduc promove Rodas de Conversas sobre Saúde e Cidadania em escolas da capital

Estudantes do CE Dorilene Silva Castro durante roda de conversa sobre bullying

Com o objetivo oportunizar o debate e aprofundamento dos estudantes da Rede Estadual de Ensino sobre temas como prevenção, assistência e a promoção da saúde no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o Projeto Rodas de Conversas, em escolas da capital, com temas que estimulam a participação juvenil na promoção de saúde e cidadania.

O ‘projeto Rodas de conversas’ pretende promover uma prática educacional que permita à comunidade escolar, em especial professores e estudantes, o debate de temas como Bullying, violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha, Prevenção de DST’s e gravidez precoce, Identidade de Gênero e Diversidade Sexual, e uso indevido de Drogas.

Estudante Esógi Furtado fala sobre a importância das rodas de conversa nas escolas

No Centro de Ensino Dorilene Silva Castro, o debate foi sobre Bullying. O estudante do 3º ano da escola, Esógi Furtado, de 18 anos, aprovou o debate proporcionado a alunos e professores. “Nas escolas, hoje em dia, muitos alunos sofrem e praticam bullying. As rodas de conversas servem para tirar esses alunos da sala de aula e proporcionar o debate sobre esses assuntos que decorrem na vida estudantil. Além de ajudar alunos a se abrirem e compreenderem que é errado, ajuda os professores também a conhecer mais sobre essa realidade”, disse.

Neste primeiro momento, o projeto percorrerá 14 escolas da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE São Luís), e reforçará o debate que já está sendo realizado em diversas rodas de conversas promovidas pela Caravana Estudantil, que tem percorrido escolas da Rede Pública Estadual, de diversos municípios maranhenses.

“Acho muito importante esse tipo de discussão, porque ajuda a conscientizar os alunos sobre diversos temas que são muito comuns nas escolas, porém pouco debatidos”, enfatizou Felipe Silva, de 17 anos, estudante do CE Dorilene Silva Castro.

Caravana Estudantil

Durante esta semana, mais três Unidades Regionais de Educação receberam a Caravana Estudantil. Desta vez, estudantes das regionais de Zé Doca, Santa Inês e Pinheiro foram mobilizados com a passagem da caravana que tem incentivado o debate sobre diversos temas, além de transformar as escolas em verdadeiros palcos de produção cultural.

Na próxima semana, a Caravana segue para o municípios de Viana, Pedreiras, Presidente Dutra, Barra do Corda e São João dos Patos.

Fotos/Lauro Vasconcelos