21/05/2016 5:59 pm

Seduc promove seminário de socialização de práticas do PNAIC 2015

Professores durante seminário de socialização de práticas do PNAIC 2015

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), realizou, neste sábado (21), o Seminário de “Socialização de Práticas Escolares” das professoras alfabetizadoras do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa 2015 (PNAIC). O evento, no auditório setorial do CCSO/Ufma, teve a participação de cerca de 800 professores das redes públicas estadual e municipal.

O seminário marca o encerramento das ações desenvolvidas em 2015, que tiveram foco na organização interdisciplinar das práticas escolares para a alfabetização. De acordo com a supervisora estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Adelaide Diniz, o principal objetivo do evento é proporcionar um espaço de socialização das práticas construídas dentro das salas de aulas, pelos professores alfabetizadores do PNAIC.

“Sempre fazemos estas ações em parceria com os municípios. Neste momento, estamos concluindo mais esta etapa com o município de São Luís. É um momento muito proveitoso, que valoriza o profissional, pois todo processo de formação de professores, resulta em renovação de suas práticas”, ressaltou a supervisora.

Em 2015, a rede estadual de ensino contou com a participação efetiva de 128 professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, e mais 31 monitores do “Mais Educação” responsáveis pelas oficinas de acompanhamento pedagógico, sendo o trabalho conduzido por cinco orientadoras de estudo. Já na rede municipal de São Luís, 646 professores participaram da formação, sendo conduzidos por 27 Orientadoras de Estudo.

Conceição de Fátima dos Santos Soares, professora do Estado há 30 anos, destacou a importância do trabalho de formação e socialização das práticas desenvolvidas. “Este seminário é um momento de grande valia, que enriquece nosso trabalho em sala de aula. Toda a formação que temos e a troca de experiências com os demais professores contribuem para o nosso dia a dia com os alunos e para a melhoria de nossas práticas em sala de aula”, enfatizou a educadora da 3ª série do Ensino Fundamental, no CE Severiano de Sousa Lima, no Fumacê.

“Todos os alfabetizadores estão de parabéns pelo compromisso e responsabilidade com que tratam a educação de São Luís. Concluímos mais uma etapa, mas o trabalho e os desafios de construir uma educação pública cada vez com mais qualidade, continuam”, disse a representante da Semed, que coordena o PNAIC em São Luís.

Texto: Luana Müriella
Fotos/ Lauro Vasconcelos