28/08/2024 5:04 pm

Seduc realiza balanço do Projeto Aprender: dentro e fora da escola

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em alinhamento com a Política Educacional Escola Digna e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no contexto das ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, em parceria com a Eneva e o Laboratório de Educação (Labedu), realizou a avaliação Projeto Aprender: dentro e fora da escola. O encontro reuniu representantes das instituições parceiras para discutir os avanços e desafios do projeto durante o primeiro semestre de 2024.

Desde 2021, o “Projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola” vem sendo desenvolvido com o objetivo de integrar as ações educacionais do Regime de Colaboração entre o estado e os municípios, com foco especial na Educação Infantil. O projeto é pautado em uma formação continuada e abrangente destinada a articuladores pedagógicos regionais e municipais, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de educação infantil. O objetivo principal é aprimorar as práticas educativas, com foco na linguagem oral e escrita, promovendo um ambiente de aprendizado significativo para as crianças.

Em 2024, o projeto ampliou sua atuação no Maranhão, incorporando um sistema de monitoramento das práticas pedagógicas por meio de observações das atividades docentes em instituições de educação infantil. Além disso, foram realizadas visitas pedagógicas com as equipes das Secretarias Municipais de Educação (Semed’s), fortalecendo ainda mais a cooperação entre as esferas estadual e municipal.

O superintendente do regime de colaboração, João Paulo Mendes, considera a parceria entre Seduc, Eneva e Labedu de extrema importância para o fortalecimento das políticas públicas para a Educação Infantil, sobretudo como ferramenta para consolidar a colaboração entre estado e município. “O projeto Aprender: dentro e fora da escola tem contribuído significativamente para a valorização e formação de profissionais que atuam nessa etapa em todo o Estado, potencializando o aprendizado das crianças e criando condições para seu desenvolvimento. A inserção da educação infantil nas ações estratégicas do Regime de Colaboração do Estado com os municípios é uma das principais conquistas do projeto, visando à sustentabilidade e escalabilidade de suas ações”

Durante a reunião, foram apresentados os resultados alcançados no primeiro semestre de 2024, destacando o impacto positivo das formações continuadas e das visitas pedagógica. Desde a implantação, foram realizados 31 webinários com mais de 360.000 mil visualizações. Nesse ano, já foram formados 13.401 participantes ativos nos seminários, alcançando 2.219 instituições escolares e abrangendo todos os 217 municípios maranhenses. Tais números demonstram a capilaridade das atividades e a importância de seguir com as ações, sempre em busca do aprimoramento dos trabalhos. “Temos cinco anos de parceria com a Seduc e nesse tempo a Secretaria sempre nos apoiou para que as atividades se desenvolvam da melhor maneira possível. Estamos em um momento de balanço do projeto para a consolidação das ações em 2025,” pontuou Andrea Guida, diretora do Laboratório de Educação.

O encontro reforçou o compromisso das instituições envolvidas em continuar promovendo a qualidade da educação infantil no Maranhão, com foco no desenvolvimento integral das crianças. A expectativa é que, ao longo do segundo semestre, o projeto continue a expandir suas ações, firmando-se como uma referência na formação de profissionais da educação e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

“O Projeto Aprender já é desenvolvido em todos os municípios do Maranhão e é uma parceria entre público-privado bem-sucedida. O projeto tem se mostrado extremamente importante nesse suporte na base da educação infantil que vai garantir que as outras etapas escolares sejam ainda melhores”, ressaltou a analista de responsabilidade social da Eneva, Juliana Pereira

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