11/05/2022 3:41 pm

Seduc realiza Ciclo de Acompanhamento Formativo para a Reformulação do Ensino Médio

Supervisores escolares e professores do Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, na Cohab, participam de formação com foco na Reformulação do Ensino Médio

Contribuir para a formação continuada das equipes escolares, dando apoio para os ajustes necessários, visando a melhoria contínua do projeto escolar e a correta execução das unidades curriculares da Parte Diversificada do Currículo com a Reformulação do Ensino Médio (REM). Com este objetivo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, realiza, até a sexta-feira (13), o Ciclo de Acompanhamento Formativo nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Nesta semana, o Clico Formativo acontece em 08 escolas da Unidade Regional de São Luís, que já concluiu as formações dos Articuladores Regionais. A primeira escola a receber a equipe formadora da Seduc foi o Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, na Cohab, na terça-feira (10). A formação é conduzida por uma dupla de articuladores estaduais e/ou regionais, juntamente com outros técnicos da Seduc.

A formação é direcionada à equipe gestora, além de líderes estudantis de turmas de 1ª série do Ensino Médio e professores da Parte Diversificada do Currículo que compreende os Componentes Curriculares: Projeto de Vida, Tutoria, Eletivas de Base, Pré-IFS e Cultura Espanhola.

“Nesse momento nós estamos fazendo uma escuta dos professores que estão trabalhando como os novos componentes curriculares, a partir da reformulação, para que nós possamos dar encaminhamentos necessários que a escola vai precisar para dar seguimento ao processo de Reformulação do Ensino Médio. E estamos ouvindo os estudantes e professores da própria escola, sempre nesse intuito de ouvir as dificuldades, tirarmos dúvidas e também estarmos recomendando os ajustes e dando apoio à escola”, explicou a superintendente de Ensino da Seduc, Adelaide Diniz.

“É também um momento de alinhamento, em que a gente discute as nossas práticas, busca as alternativas e o que é bom, também, pois mostra o que a gente fez, como a gente está indo. Isso faz parte do crescimento da rede para que possamos consolidar essa construção e consolidação do Novo Ensino Médio no Maranhão”, pontuou a gestora geral da escola, Lucineide Martins.

Em uma espécie de roda de conversa, estudantes e professores puderam relatar à equipe formadora as suas impressões sobre as mudanças que já estão sendo implementadas no currículo. “No início foi um pouco assustador para a gente, porque teve contato com matérias que a gente nunca tinha visto. Mas, agora, está sendo bom demais. Eu estou achando esse Novo Ensino Médio incrível, uma oportunidade de enxergar quem a gente é e saber o que a gente quer para o futuro. Então é bom para aprender as coisas da vida. A gente só precisa ter coragem, força e determinação”, ressaltou o estudante Willian Garcia França.

Para o professor de Geografia, Eduardo França, que, agora, leciona, também, o novo Componente Curricular Projeto de Vida, o grande desafio é fazer os estudantes abraçarem um projeto novo. “Esse projeto vem num momento muito importante na vida desses meninos e meninas que, muitas vezes, não conseguem se encontrar, escolher e abraçar aquilo que eles realmente querem no futuro. E o nosso desafio é ajudá-los a descobrir o caminho certo para chegarem a um objetivo profissional interessante, escolher aquilo que pretendem para o futuro”, explicou.

Na tarde de terça-feira (10), foi a vez do Centro de Ensino Santa Teresa, na Cidade Operária, receber a equipe de formadores da Seduc. E, nesta quarta-feira (11), o Ciclo de Acompanhamento Formativo acontece nos Centro de Ensino Cônego e Geraldo Melo, ambos na Cohab.

Para as demais Unidades Regionais de Educação (URE’S), o Ciclo de Acompanhamento Formativo acontecerá a partir do dia 16 deste mês, após as formações dos Articuladores Regionais dessas URES.

Texto: Regina Souza
Fotos: J. Aroucha