30/01/2019 10:17 am

Seduc realiza cursos de boas práticas de manipulação de alimentos

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Alimentação Escolar, realiza, a partir desta terça-feira (29) até o dia 7 de fevereiro, o curso de ‘Boas Práticas de Manipulação de Alimentos’ para manipuladores de alimentos do Centro Integrado Rio Anil (Cintra).

No total, 20 manipuladores de alimentos do Cintra fizeram o curso, que foi ministrado por Luciane Araújo Piedade, Diana Messala Pinheiro da Silva Monteiro e Moisane de Jesus Amorim Pinheiro, nutricionistas da rede estadual de ensino.

O objetivo foi oferecer instrumentos teóricos e práticos sobre o Programa de Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o papel do manipulador de alimentos dentro da escola, enquanto sujeito educador, as boas práticas de manipulação de alimentos, higiene do manipulador, a importância dos cardápios escolares para os profissionais que servem cerca de duas mil refeições por turno no Centro Integrado Rio Anil (Cintra).

“A gente precisa sensibilizar os manipuladores de alimentos das nossas escolas sobre a importância da qualidade sanitária da alimentação que será consumida pelos alunos da nossa rede”, disse Moisane de Jesus Amorim Pinheiro, responsável técnico da Seduc.

Para o diretor pedagógico Jeferson Plácido, essa formação é de suma importância para toda a comunidade escolar do Cintra. “Nós temos uma equipe de guerreiros, que trabalha muito. Temos um cardápio bem fortalecido. Essa formação é de suma importância pois eles preparam alimentação de crianças, adolescentes e adultos e todas as vezes que trazemos essa formação, a gente capacita para eles manipularem melhor os alimentos, para variar o cardápio e preparar alimentações diferenciadas para os nossos alunos, e com qualidade e segurança alimentar. Aqui no Cintra nós temos sempre a presença constante da Vigilância Sanitária que vem sempre olhar a nossa cozinha, se eles estão usando os equipamentos necessários. Então, trazer as nutricionistas da ‘Alimentação Escolar’, que já são nossas parceiras, reforça cada vez mais para que eles possam fazer o seu trabalho com qualidade”, disse o diretor Jeferson Plácido.

Os manipuladores elogiaram a iniciativa

Maria Leonildes Borge trabalha com manipulação de alimentos no Cintra desde 1994

“A gente sempre está em fase de aprendizagem. Eu tenho formação de técnico em alimentação e alimentação escolar, e hoje elas vieram dar essa formação e isso é muito importante. Para mim está sendo muito prazeroso. É muito importante o que eles estão passando para nós”, ressaltou Maria Leonildes Borges, conhecida como Dona Léo, que trabalha com manipulação de alimentos no Cintra desde 1994.

“Sou um servidor desses alunos e eu fico muito feliz e grato por essa formação. É sempre um novo aprendizado, cheguei aqui há 23 anos e agradeço a oportunidade que a direção está nos dando, e vai ser muito bom aprender cada vez mais sobre a manipulação de alimentos”, afirmou Hernane Antônio Leite Carvalho.

Texto: Nayara Vieira
Fotos: Antônio Martins